O estudo “Beyound Age”, realizado pelo Kantar com dados do Target Group Index, aponta que os usuários com 65+ são os que mais crescem nas redes sociais no Brasil. Entre 2015 e 2022, a quantidade de usuários 65+ cresceu 4937% no Instagram, 707% no Whatsapp e 225% no Youtube. Esse aumento de usuários idosos nas redes sociais também afeta quem trabalha diretamente com o setor.

A Pastore Turismo, agência especializada em viagens de grupos para pessoas da terceira idade, teve um aumento de 115% no número de passageiros da empresa, desde que começou a investir em mídia nas redes sociais. “À princípio a estratégia de investir mais nas redes sociais veio por uma necessidade causada pela pandemia, mas com os resultados positivos, estamos aumentando cada vez mais nosso investimento”, comenta Rodrigo Pastore, um dos diretores da empresa.

Mas não são só novos clientes que chegam pelas redes sociais, atualmente, todo o processo de atendimento e venda da Pastore Turismo é feito de forma online. “Mesmo lidando com pessoas da terceira idade, nosso contato com os clientes é feito quase que majoritariamente pelo whatsapp”, explica Rodrigo. Somente em 2022, os passageiros que fecharam pacotes a partir das campanhas digitais foram responsáveis por 35% do faturamento total da Pastore Turismo.

O investimento em comunicação para os idosos nas redes sociais só tende a crescer. Um dos fatores que mais impulsiona esse crescimento é o aumento desse público, já que segundo dados do IBGE, o Brasil terá cerca de 32 milhões de idosos, representando 30% da população até 2030.

“Saber que esse público só tende a crescer nos próximos anos é um incentivo pra continuar investindo não só em pacotes personalizados, mas também em conteúdos informativos que engajem e fidelizem essas pessoas”, finaliza Rodrigo.


Leia também: Sete países para viajar em 2023