No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5) a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) comemora a expansão do segmento que projetou São Paulo como principal destino de lazer do país: o ecoturismo. Para além dos negócios que consolidaram o estado como um destino de eventos corporativos, São Paulo tem quase um terço de sua área total coberta por uma Mata Atlântica exuberante, com uma das maiores biodiversidades do país, 630 Km de costa marítima, turismo rural pujante e uma infraestrutura cada vez mais preparada para receber o visitante.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o segmento natureza cresce 30% ao ano e promove um modelo sustentável de viagens. “Em São Paulo, podemos dizer que o ecoturismo é o grande responsável pelo crescimento do turismo de lazer no estado”, afirma o secretário Roberto de Lucena. O turismo de lazer é, hoje, responsável por quase metade (49%) das viagens realizadas por turistas que visitam SP, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), em parceria com a ABAV-SP/Aviesp. São Paulo também ocupa a inédita terceira posição no Brasil entre os destinos de lazer mais procurados, de acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). No ano passado, o estado ocupava a quarta posição.

“O meio ambiente tem se tornado ano a ano mais relevante para o turismo, uma vez que movimenta a economia, gera empregos e leva desenvolvimento sustentável para municípios de todo o estado”, afirma Lucena. O estado tem 1.200 propriedades rurais acessíveis ao público, o que inclui fazendas históricas e atrações certificadas de aventura em meio à natureza; mais de uma centena de atividades gratuitas em parques naturais, como trilhas e observação da vida silvestre e 120 municípios turísticos de reconhecido potencial náutico, com represas, lagos e rios navegáveis.


Leia também: RMC registra alta de empregos em alimentação e alojamento