Em 24 de abril, deu-se início ao famtour da Once Travel Representações, em parceria com a Portillo Travel, Patagônia Planet, Hotel Lago Grey e Hotel Almasur, no Chile. Cerca de cinco operadoras brasileiras participaram da expedição na Patagônia Chilena. 

Os representantes das operadoras e influenciadores – Carla Bianca (Terramundi Viagens), Laura de Carvalho (Freeway Viagens), Rene Afonso (Nova Operadora), Maria do Socorro (Ambiental Turismo), Emilim Magda e Rodolfo da Costa (EM Schmitz Digital) – conheceram os atrativos do sul do Chile durante os seis dias de famtour, entre 24 e 29 de abril.

Os receptivos de viagens da região turística visam estreitar laços com o trade turístico brasileiro, para que fomentem novas vendas e aumente o número de turistas brasileiros na Patagônia Chilena. “Estamos promovendo esse famtour com as operadoras que são especializadas em vendas de roteiros para o destino, de forma customizada e com foco na experiência dos clientes”, destacou Rhayner Sousa, diretor da Once Travel, operadora responsável pelo famtour.

Arturo Hernandez, CEO da Patagonia Planet, empresa de transporte e turismo receptivo, ressaltou as belezas e a singularidade das paisagens. “Nós temos uma grande diferença em relação a Patagônia Argentina, aqui nós temos uma vegetação mais verde e as lagoas azuis se misturam com os visuais montanhosos da região. É um cenário diferente de tudo que há na América do Sul, com a natureza muito rica e atividades de aventura para todos os viajantes”, endossou Hernandez.

A Patagonia Planet mira no potencial do mercado emissivo brasileiro e está retomando aos patamares do período pré-pandêmico, depois dos desafios enfrentados devido à falta de conectividade aérea durante o período. Agora, a Sky Airline realiza voos entre São Paulo e Santiago e também para Puerto Natales.

As operadoras brasileiras ficaram hospedadas no Hotel Lago Grey, na Patagônia Chilena. O famtour promovido pela Once Travel Representações, parceira estratégica do Brasil para ações promocionais, buscou estreitar as relações do trade turístico especializado em vendas para a região com os principais produtos oferecidos na Patagônia do Chile.

O Hotel Lago Grey é o único empreendimento hoteleiro que fica aberto durante todo o ano na região e opera em regime de all inclusive e reservas diárias com meia pensão. A principal atividade oferecida pelo Lago Grey é a navegação do barco Grey 3, que dura em torno de três horas e permite que os passageiros desfrutem das paisagens geladas dos glaciais e geleiras patagônicas.

O empreendimento também possui day use e permite que pessoas que não estão hospedadas realizem as diversas excursões para atrativos da região. Segundo Maximiliano Ríos, chefe receptivo do Hotel Lago Grey em Punta Arenas, comuna do Sul do Chile, nos últimos três meses foi contabilizada a recepção de 8.640 hóspedes, sem contar com o day use.

O complexo, com capacidade para 60 apartamentos – 30 premium e 30 standard -, também recebe muitos eventos e congressos. Os eventos de MICE são realizados no restaurante que tem capacidade para 120 pessoas, além do bar lounge para 60 pessoas.

Cerca de 70% das vendas totais do Lago Grey são através das operadoras e 30% é o número de vendas diretas, sem intermediadores. “Como o nosso destino é mais distinto e está além do usual, sabemos da importância dos agentes e operadores de viagens especializados para que cheguem os clientes. Nós temos parceria muito boa com as operadoras e a Booking.com também é responsável por muitas de nossas vendas. Acredito que o nosso diferencial seja o serviço personalizado”, acrescentou o executivo.

“Estamos em busca de quebrar o padrão de visitas apenas na alta temporada de inverno, queremos que os turistas venham durante todo o ano, já que a Patagônia Chilena é um destino multifacetado que muda a cada estação. A nossa ocupação hoteleira chega em torno de 80% a 100% na alta temporada e queremos manter esse número para as outras épocas do ano, já que vendemos mais diárias do que apenas day use”, destacou Jessica Araya, diretora comercial do Lago Grey para Santiago.

Famtour na Patagônia Chilena e em Santiago

O primeiro famtour da Once Travel Representações na Patagônia Chilena foi encerrado, em 29 de abril, em Santiago. Os dias de famtour foram de intensa imersão nos atrativos e roteiros turísticos disponíveis no sul do Chile. As operadoras brasileiras receberam capacitação in loco pela Patagônia Planet e realizaram site inspection no Hotel Lago Grey.

Os convidados conheceram os principais pontos turísticos de Puerto Natales e Punta Arena. A programação do roteiro, feita pela Patagônia Planet, levou os profissionais do trade turístico ao Lago Pehoe, Cascada Rio Paine, Villa Cerro Castillo, Torres del Paine (oitava maravilha do mundo), Cueva del Milodon, Mirante Rio Serrano e navegação no lago Glacial Grey.

A equipe também experimentou a sala VIP Prime Class Pacifico, do Aeroporto Internacional de Santiago, Arturo Benitez, onde foram recebidos para aguardar o voo até Puerto Natales promovido pela Sky Airlines.

Nos dois dias em que o grupo esteve em Santiago, foram realizados passeios com city tour pela capital chilena e visita no Sky Costanera, maior edifício da América Latina e uma das principais atrações turísticas de Santiago. O Sky Costanera tem 300 metros de altura, com uma vista 360° que permite aos visitantes apreciarem uma visão panorâmica de toda a cidade, inclusive da Cordilheira dos Andes e outros lugares emblemáticos da região.

“É muito importante trazer brasileiros aqui e sei da experiência e empenho profissional de cada operador que esteve nesse famtour. Queremos estreitar as relações entre o turismo brasileiro e esse destino completo que tem um grande potencial de vendas, visto que a maior parte é proveniente dos agentes e operadores de viagens”, destacou Rhayner Sousa, diretor da Once Travel Representações.

O Brasilturis viajou a convite da Once Travel Representações.