A Hotelbeds e a Wayra, iniciativa de inovação aberta da Telefónica, anunciaram os vencedores do primeiro desafio TravelTech Lab by Hotelbeds. Após um dia de apresentações competitivas no South Summit em Madrid, quatro startups se destacaram ao enfrentar o desafio de encontrar soluções disruptivas para conectar os stakeholders do ecossistema global de viagens B2B e criar uma experiência de viagem sem atritos.

Mais de 60 propostas foram enviadas por empresas sediadas em 18 países ao redor do mundo, incluindo Espanha, África do Sul, Israel e Japão. Lançado em fevereiro, o TravelTech Lab by Hotelbeds, em parceria com a Wayra, está reimaginando as viagens ao transformar a forma como os viajantes se movem, se conectam e exploram.

“Ficamos impressionados com a resposta ao nosso primeiro desafio”, conta José María Pestaña, diretor de Inovação da Hotelbeds. “O processo de apresentação competitiva tornou difícil escolher os vencedores, mas estamos confiantes de que descobrimos soluções transformadoras. Estamos ansiosos para trabalhar com essas startups e juntos, promover a disrupção no ecossistema de viagens”.

As startups vencedoras são:

  • Botslovers: Chatbots, assistentes virtuais com inteligência artificial para empresas reais, com o objetivo de reduzir os custos operacionais da empresa organizando a seção de atendimento ao cliente.
  • Grain: Uma solução de câmbio integrado de ponta a ponta que permite que plataformas de software e marketplaces de viagens eliminem o risco de câmbio para seus clientes. Eles conseguem isso eliminando a volatilidade das taxas de câmbio nas contas a pagar de quartos de hotel e permitindo que seus clientes paguem contas em moeda estrangeira em sua moeda local por meio de vias locais.
  • Smartvel: Oferece um conjunto de soluções para atender a diferentes necessidades ao longo da jornada do cliente, onde o conteúdo adequado faz a diferença. Sua tecnologia coleta, categoriza, traduz, enriquece e valida tanto o conteúdo do destino quanto os requisitos de viagem (requisitos de saúde, documentação de viagem, visto). Desde museus, restaurantes, prefeituras até fontes oficiais como IATA, agências governamentais e órgãos oficiais.
  • Chekin: Ajuda os proprietários de acomodações turísticas a automatizar todo o processo de check-in, desde a criação da reserva até o check-out. Gerando até 80% de economia de tempo e aumentando a receita com cada reserva. Registro e identificação de hóspedes, venda adicional, acesso remoto à propriedade, envio de dados à polícia, seguro e depósitos e pagamentos online.

Essas startups agora terão acesso a especialistas do setor, à rede de investidores da Wayra e à possibilidade de realizar um piloto de até €40 mil com uma área de negócios da Hotelbeds para impulsionar suas ideias. Elas também poderão aproveitar os espaços de inovação de ambas as empresas, tanto nos escritórios da Wayra em Madrid quanto na sede da Hotelbeds em Palma de Mallorca.

“Pela Wayra, foi um desafio emocionante disponibilizar todo o nosso conhecimento do ecossistema empreendedor em parceria com um parceiro de referência como a Hotelbeds para fortalecer nossa posição no setor hoteleiro e turístico”, comenta Andrés Saborido, diretor global da Wayra. “Também gostaríamos de parabenizar todos os vencedores. Juntos, buscaremos criar um impacto real em seus negócios e ajudá-los a subir ao topo”, completa o executivo.


Leia também: Viajantes por crédito preferem curtas distâncias