A oferta de créditos para viagem tem sido uma das estratégias de organizações de todos os portes e segmentos para atrair e encantar profissionais viajantes dos diferentes níveis hierárquicos. Neste Dia do Turista, comemorado em 13 de junho, os colaboradores destas empresas aproveitam os benefícios corporativos em viagens para descansar ou curtir com a família e amigos.

Entre as empresas clientes do Férias & Co. – startup brasileira que apoia os RHs na oferta de crédito para viagens como benefício corporativo -, a adesão média é de 70% do time, tendo como principal destino nacional o Rio de Janeiro, seguido de São Paulo, Santos e Salvador. Outras cidades no Brasil que são bastante procuradas na plataforma são Campos do Jordão, Florianópolis, Guarujá, Curitiba, Fortaleza e Olímpia (SP). Já quando a escolha é viajar para fora do País, a Argentina é o destino mais procurado, seguido de Portugal e dos Estados Unidos.

Os colaboradores beneficiados podem fazer tanto reservas de passagem quanto de hospedagem. De todas as reservas realizadas em 2022, 90% são para hotéis, sendo que 96% referem-se a destinos nacionais. No Brasil, as cidades escolhidas somam mais de 245. Quando o assunto é o exterior, o histórico de reservas reúne mais de 25 países. O número de viajantes já soma mais de 1600 usuários. “Notamos que alguns colaboradores preferem fracionar o descanso, o que é ótimo para não acumular longos períodos de cansaço e estresse”, considera Carone.

Entre os assinantes da plataforma, mais de 50% já fizeram ao menos uma viagem. E mais de 60% delas são feitas por casais. A grande maioria das viagens são realizadas em curtas distâncias e com curta duração, sendo de 2 dias para mais de 60% dos casos. Mais de 50% dos profissionais afirmam considerar o pacote de benefícios na hora de aceitar uma proposta de trabalho e 86% do total de pessoas questionadas dizem que gostariam de escolher os benefícios de acordo com as próprias necessidades. Os dados fazem parte da edição 2023 do Guia Salarial da empresa de recrutamento e seleção Robert Half.

“Para mim, essa diversidade de destinos escolhidos pelos beneficiados com o Férias & Co. só reforça a minha certeza de que é importante oferecer flexibilidade e poder de decisão com relação aos benefícios corporativos. Afinal, cada pessoa tem necessidades e desejos muito particulares. Quando esse profissional pode, além de escolher para onde quer viajar, definir quando e com quem quer desfrutar do benefício, a satisfação com a oferta é ainda maior. No final, tudo isso tende a estreitar e fortalecer os laços do funcionário com o empregador”, explica Bruno Carone, idealizador e cofundador do Férias & Co.

“Nos meus encontros frequentes com líderes e liderados, noto que nas empresas em que se oferece o crédito para viagem como benefício corporativo, a cultura de valorização de saúde e bem-estar do colaborador pouco a pouco começa a se integrar ao DNA da companhia, não apenas como discurso, mas na prática. Vale, também, destacar que o colaborador que descansa de maneira adequada nas férias ou no final de semana tem probabilidade de voltar para o trabalho mais disposto, criativo e produtivo. Ou seja, somam-se mais ganhos para os resultados do negócio”, complementa o empresário.


Leia também: Corpus Christi: mais de 3,1 milhões de pessoas devem viajar no feriado