A Gerência de Segurança Operacional (SGSO) do Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas (SP), dá início hoje (16), à tradicional campanha anual “Guardiões de Viracopos”. Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar sobre os perigos associados à prática de soltar balões e envolve a realização de atividades e palestras, especialmente nas escolas próximas ao aeroporto.

A abertura da campanha ocorre nesta sexta-feira (16) no auditório da Torre de Controle de Viracopos, em dois horários: 8h30 e 13h30. Durante o evento, serão promovidas atividades interativas para as crianças, além da distribuição de brindes e panfletos informativos sobre os riscos que essa prática representa para a aviação.

O projeto “Para Balão, Digo Não” teve início em 2003 e é realizado todos os anos no mês de junho, época das festas juninas, quando a soltura de balões se torna mais frequente, aumentando os riscos para a aviação.

Além do evento de abertura, a campanha se estende ao longo do ano, com palestras sobre os perigos associados à aviação ministradas às crianças nas escolas. As instituições de ensino participantes do projeto estão situadas em uma área que abrange um raio de 20 km do centro da pista de pouso e decolagem do aeroporto.

A meta deste ano é alcançar cerca de 2.000 crianças nas escolas próximas ao aeroporto. O projeto “Guardiões de Viracopos” engloba palestras de conscientização, bem como a distribuição de material didático informativo aos participantes do programa nas escolas. O objetivo é fornecer informações às crianças para que possam influenciar os adultos no presente e se tornarem cidadãos conscientes no futuro.

Rosa Maria Brollo Fernandes, Gerente de SGSO de Viracopos, ressalta a importância das experiências sociais na infância, que têm um impacto maior do que as vivenciadas na adolescência e idade adulta. Segundo ela, é nessa fase que se estabelece o alicerce básico que sustentará as experiências da adolescência e moldará as vivências na vida adulta.

A gerente da SGSO destaca também que a soltura de balões é considerada crime e que esses artefatos representam riscos, podendo causar incêndios em residências, fábricas e áreas verdes, além de acidentes aéreos graves.


Leia também: VIRACOPOS REGISTRA ALTA DE 12,69% ATÉ MAIO