O Visit Rio (Rio Convention & Visitors Bureau) corrobora a decisão do Governo Federal em relação aos aeroportos cariocas e agradece o empenho do prefeito Eduardo Paes e do governador Cláudio Castro para a resolução do entrave.

O presidente-executivo da entidade, Carlos Werneck, destaca que o caminho proposto, de restringir as operações do aeroporto Santos Dumont, pode contribuir para que o Riogaleão volte a ser um hub aéreo, o que impactaria positivamente o turismo e a economia local.

“A conectividade oferecida pelo terminal aéreo internacional tem reflexo direto em duas frentes de atuação: a captação de eventos para a cidade e a promoção do destino internacionalmente. Esperamos que o equilíbrio do tráfego entre os dois aeroportos cariocas traga uma ampliação das atividades do Riogaleão, o que significaria mais voos para a cidade e, consequentemente, uma competição de tarifa que é peça-chave nesse trabalho”, disse.

Parceria entre esferas públicas

Na última segunda-feira (12), o governador do Rio de janeiro, Cláudio Castro, conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre uma gestão compartilhada dos aeroportos Santos Dumont e Galeão. A administração dos dois terminais aéreos seria feita em parceria entre União, estado e prefeitura do Rio.

Segundo nota divulgada pelo governo do estado, a proposta teria partido do ministro da Casa Civil, Rui Costa. “O presidente gostou muito da ideia de uma gestão compartilhada para que, assim, a gente possa encontrar uma solução definitiva. Ainda será visto qual modelo de negócio será feito para se realizar essa gestão com responsabilidade”, disse Castro, por meio de nota.

Com informações da Agência Brasil


Leia também: CASTRO E PAES SE REÚNEM COM MINISTRO PARA SOLUCIONAR CONECTIVIDADE NO GALEÃO