Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, e Eduardo Paes, prefeito da capital, participaram do evento Reage, Rio!, sobre o equilíbrio entre os aeroportos Galeão e Santos Dumont. Nesta terça-feira (25), em Brasília, acontecerá a reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, onde Castro e Paes esperam sair com uma solução para a revitalização do Galeão.

Atualmente, o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), que é uma das principais portas de entradas do Rio de Janeiro e do Brasil, tem passado por um esvaziamento que preocupada empresários e autoridades. O desequilíbrio crescentre entre os dois aeroportos da capital fluminense tem sido alvo de discussões de representantes dos governo federal, estadual e municipal, que estão em busca de uma solução.

Segundo o governador e o prefeito, caso não haja uma solução, afirmaram que vão adotar medidas legais locais imediatas para reduzir a quantidade de voos e passageiros no Aeroporto de Santos Dumont em favor do Galeão. De acordo com Castro, a solução seria reduzir os passageiros no Santos Dumont, de atuais 15 milhões para seis milhões por ano.

“O que queremos destacar com muita ênfase é a importância do Galeão, incluindo pelo seu papel econômico. Isso tem uma relação do Rio como uma cidade global e um aeroporto digno disso. Estamos tratando da sobrevivência das vocações da nossa cidade e do nosso estado”, comentou o prefeito.

O governador também reforçou entender que informações sobre a mancha criminal da cidade indicam que a segurança da Linha Vermelha (principal via de ligação entre o aeroporto e o centro) não é um problema. Além disso, também afirmou que as discussões de medidas para ajudar a solucionar a crise do Galeão andam juntas, inclusive as reduções de ICMS sobre combustível de aviação.


Leia também: RETOMAR O PROTAGONISMO DO GALEÃO É UMA DAS PRIORIDADES DA MINISTRA DO TURISMO