Graças às políticas de descentralização do turismo integradas pelo Governador de Yucatán, Mauricio Vila Dosal, e pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (SEFOTUR) liderada por Michelle Fridman Hirsh, a região alcançou resultados positivos, superando os indicadores pré-pandemia e atraindo novos investimentos. Isso reflete a confiança dos viajantes e investidores em um destino rico em cultura, gastronomia, negócios e belezas naturais, além de ser um dos estados mais seguros do México.

Yucatán se tornou um ponto de interesse para investimentos privados em diversos setores, inclusive durante uma pandemia, e o turismo foi um dos principais beneficiários. Desde o início da administração atual, foram relatados investimentos no valor de $ 31.012.677.935, sendo 35% direcionados à construção, reforma e planejamento de novos centros de hospedagem.

Entre 2019 e o presente, foram inaugurados 98 hotéis, acrescentando 2.450 quartos à oferta hoteleira do estado, que agora conta com mais de 15.900 quartos. Essa expansão também gerou 2.116 empregos diretos e 5.739 empregos indiretos.

Os hotéis estão distribuídos nas seis regiões turísticas de Yucatán, incluindo a Capital Mundo Maya, Cenotes e Haciendas, Puerto Maya, Riviera Yucatan, Ruta Puuc e Aldeas Mayas, além da cidade capital com 33 hotéis.

Nos primeiros meses de 2023, Yucatán registrou um aumento na ocupação hoteleira, recebendo um recorde de 583.870 visitantes de janeiro a março. Esse número superou em 21,6% o mesmo período de 2019 e em 9,7% em relação a 2022. A ocupação média do estado neste ano foi de 57,8%.

O Aeroporto Internacional da Cidade de Mérida também alcançou recordes durante o primeiro quadrimestre do ano, com um aumento de 42,5% no número de passageiros em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em abril, o aeroporto registou um milhão de passageiros, estabelecendo um recorde histórico mensal. Em março, o número de passageiros foi de 316.865, um aumento de 40,7% em relação a março de 2019, antes da pandemia.

Esses resultados destacam os grandes investimentos em infraestrutura hoteleira e desenvolvimento de produtos turísticos durante a atual gestão, impulsionando a descentralização do turismo na região e esperançoso para melhorias sociais e expansão econômica em diferentes partes do estado.


Leia também: MÉXICO VAI ISENTAR BRASILEIROS DE VISTO