A Festuris, Feira Internacional de Turismo de Gramado, foi o primeiro evento de negócios turísticos do Brasil a dar visibilidade ao segmento voltado para a comunidade LGBT+. E, em comemoração ao mês do Orgulho LGBT, a organização da feira divulgou que Saulo Santos, secretário municipal de Turismo de São Luís, no Maranhão, é o homenageado da edição deste ano do troféu Cores do Turismo. O prêmio homenageia pessoas que trabalham para um turismo mais inclusivo.

Saulo é professor do Departamento de Turismo e Hotelaria na Universidade Federal do Maranhão e foi finalista no Prêmio Nacional do Turismo 2019. O troféu Cores do Turismo do espaço LGBT+ existe há três anos, e já homenageou Clovis Casemiro e Alex Bernardes.

Por ser um pilar fundamental para o Festuris, desde 2009 o espaço LGBT+ se consolida a o debater assuntos que promovem a diversidade e inclusão. “Este tema faz parte da nossa história. Tivemos a iniciativa de trazer esse segmento para o palco. Temos orgulho deste trabalho, porque o turismo é inclusão”, destacou Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris.

Para esta edição, que acontece entre 9 e 12 de novembro, em Gramado, o curador do espaço, Jardel Hay, adianta algumas novidades como novos buyers e agentes de viagens específicos do segmento. “Esperamos que com mais essa edição, haja um crescimento significativo no espaço LGBT+ para a comemoração dos 15 anos do espaço no evento”, estima Hay.


Leia também: FESTURIS 2023 IRÁ OCUPAR TRÊS PAVILHÕES DO SERRA PARK PELA PRIMEIRA VEZ