As mudanças tecnológicas estão aceleradas e a Inteligência Artificial (IA) tem desempenhado um papel fundamental nessa transformação. Cada vez mais presente em diversos setores econômicos, a IA está impactando a sociedade e trazendo novas possibilidades. Nesse contexto, o setor hoteleiro não fica para trás e investe em ferramentas de IA para aprimorar a experiência dos hóspedes.

O grupo Mabu lançou em outubro de 2022 a assistente virtual Mia, que utiliza IA para automatizar consultas por informações, fortalecendo o relacionamento com os hóspedes desde o primeiro contato até a avaliação pós check-out. Com Mia, cerca de 80% das dúvidas dos hóspedes são respondidas e solucionadas 24 horas por dia, proporcionando uma experiência mais ágil e amigável.

Jorge Della Via, diretor de Tecnologia e Inovação do grupo, destaca a importância da transformação digital e da aplicação estratégica da IA. “O Grupo Mabu está em um processo de transformação digital, sempre em busca de novas ferramentas tecnológicas para encurtar o processo de digitalização, e estar mais próximo dos clientes com mais empatia. Por isso, identificamos o projeto da assistente como uma colaboradora do Grupo, tornando a experiência dos nossos clientes ainda mais positiva, com uma resposta rápida e amigável”, reforça.

A aplicação da IA no setor hoteleiro vai além da assistente virtual Mia. O Grupo Mabu já implementou outras tecnologias, como reconhecimento facial, pré check-in online, check-out express, room service online e solicitação de serviços. Essas inovações refletem a visão estratégica do grupo, que enxerga a área de Tecnologia da Informação como uma unidade de negócio capaz de gerar receita e planejar melhorias contínuas em todas as frentes.

A implantação da assistente virtual Mia foi resultado de um grande projeto, e o retorno financeiro desse investimento ocorreu em apenas 5 meses. Em 15 meses, Mia já gerou mais de R$ 2,5 milhões em hospedagem, ingressos e room service, alcançando uma satisfação de 92% e um índice de opt-in de mais de 85% em um universo de 101 mil usuários.

O Grupo Mabu evidencia o compromisso com a tecnologia como pilar estratégico, priorizando a inovação e buscando constantemente maneiras de oferecer uma experiência única e personalizada aos seus hóspedes. Com o investimento em IA e outras tecnologias avançadas, o setor hoteleiro mostra-se preparado para enfrentar os desafios do futuro e continuar proporcionando serviços de excelência aos seus clientes.