Em São Paulo, os viajantes têm optado cada vez mais por fazer viagens de ônibus. E, para o período das férias de julho, tal comportamento não mudou. Segundo o Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (Setpesp), é esperado aumento de 12% no volume de passageiros transportados em relação aos dados observados em 2022.

De acordo com Antonio Laskos, diretor executivo do Setpesp, são vários os fatores que têm impulsionado a escolha do ônibus como meio de transporte para viajar aos variados destinos do estado. “Além de os ônibus de viagem estarem cada vez mais modernos, confortáveis e seguros, boa parte dos municípios de São Paulo está distante dos grandes aeroportos. E, na análise dessa crescente demanda, é preciso considerar que o aumento de preços de passagens aéreas, combustíveis e pedágios também colabora com as escolhas daqueles que optam por aproveitar os feriados para conhecer novos pontos turísticos, cidades ou apenas visitar parentes e amigos, por exemplo”, pontua.

Para as férias de julho, dentre os destinos mais procurados para viagens de ônibus dentro do Estado de São Paulo, os destaques são o Circuito das Águas e as regiões serranas – que já deram início à programação da temporada de inverno e têm investido na divulgação das especialidades gastronômicas típicas da estação. A demanda também para Olímpia também já aumentou. O município é preferência entre os que desejam se divertir em locais com temperaturas menos frias, especialmente quem viaja com crianças.

“Temos observado a crescente presença de famílias e grupos de pessoas nas viagens pelo estado. Acreditamos que a busca de vários assentos em um mesmo veículo seja um dos motivos que impulsionam a compra de passagens com antecedência. Outro ponto considerado nesta avaliação pelas associadas do sindicato é a chegada de passageiros que têm migrado das viagens de avião, pois é um público já habituado a se planejar previamente para escolher destinos e reservar passagens”, analisa o diretor.

Além dos preços mais acessíveis das viagens de ônibus em relação aos gastos necessários para transitar de carro ou avião, a facilidade na compra de passagens é outro ponto que favorece o aumento na procura pelas viações regulares do estado. “Seja no guichê de uma rodoviária, no aplicativo da empresa ou em uma plataforma de vendas on-line, os passageiros podem escolher os melhores horários e datas para viajar, inclusive escolhendo a companhia de preferência, dependendo do destino”, comenta Laskos.


Leia também: TURISMO RODOVIÁRIO CRESCE 650% NO NORDESTE