A delegação da Arábia Saudita promete criar a maior Exposição Mundial de sua história e receber o apoio dos países membros do Bureau International de Expositores (BIE) para sediar a Expo 2030 de Riad. Este compromisso traduz-se em garantir a voz de todos os países participantes, desenvolvidos e em desenvolvimento, tenham seu próprio pavilhão, com a ajuda de um pacote de assistênca disponibilizado pela Arábia Saudita.

A delegação aos representantes dos 179 países membros da BIE, informou que a Arábia Saudita está ansiosa por partilhar a sua experiência com o resto do mundo, ressaltando que a candidatura tem o apoio do mais alto nível do governo.

“É uma prioridade estratégica para o Reino oferecer uma Expo construída pelo mundo, para o mundo”, disse sua Alteza o Príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, ministro dos Negócios Estrangeiros, à Assembleia Geral. “Estamos confiantes na nossa capacidade de fornecer ao mundo conhecimentos sem precedentes, com uma ambição e dedicação persistentes em todo o governo e em toda a sociedade”, disse aos delegados.

O ministro tambem afirmou que a proposta se baseia no comprimisso contínuo do Reino com os países em desenvolvimento e inclui um pacote de ajuda de US$ 343 milhões para cerca de 100 nações elegíveis. Além disso, um dos objetivos para o evento é torná-lo mais sustentável da história, indo além da neutralidade de carbono para alcançar um resultado líquido positivo para o ambiente.

A delegação saudita declarou que o Reino criará uma área – C3 – dedicada à inovação, com o objetivo será mostrar como a cooperação entre as mentes mais brilhantes da inovação científica, social e intelectual podem acelerar as mudanças necessárias que irão moldar o nosso futuro, abordando três temas: Um Amanhã Diferente; Ação Climática e Prosperidade para Todos.

“Houve mais mudanças na Arábia Saudita nos últimos oito anos do que nos últimos oitenta. Imaginem como será o Reino em 2030”, disse à Assembleia Geral, acrescentando: “Podem fazer parte dessa nova narrativa”. O embaixador acrescentou: “A Expo 2030 Riade será um evento de ligação, diversidade e inclusão. Todos são bem-vindos, independentemente do seu país, cultura, raça, gênero ou religião. Riade está pronta para os receber.”

Como parte da Visão 2030, o Reino estabeleceu o objetivo de investir mais de US$ 3,3 biliões de dólares em todo o país até ao final da década, dos quais pelo menos 30% irão para Riade. A próxima Assembleia Geral da BIE será em novembro de 2023, quando a cidade anfitriã da Expo Mundial 2030 será escolhida por voto secreto, segundo o princípio “um país, um voto”.


Leia também: EUROPAMUNDO: CAPACITAÇÃO DA ARÁBIA SAUDITA BATE RECORDE E DEMANDA SEGUNDA EDIÇÃO