O capitão Barry Behnfeldt, que pilota aeronaves A350 da Delta, foi recebido por um arco formado por canhões jorrando água e os aplausos de amis de 200 pessoas, ao desembarcar no aeroporto de sua cidade natal. O motivo: ele vôo por 48 estados em menos de 48 horas – recorde mundial do Guinness.

A premissa era a seguinte: Barry precisava voar por todos os 48 estados norte-americanos contíguos, pousando em um aeroporto público em cada um deles para documentar oficialmente que esteve lá. A contagem do tempo começaria quando o avião deixasse o solo no primeiro Estado e terminaria quando o voo final aterrissasse. E, o mais importante, Barry precisava de um copiloto. Foi aí que o capitão Aaron Wilson, do A321 da Delta, entrou em cena.

Aaron, que trabalha na Delta há quase dez anos, também tinha experiência em pilotar um avião semelhante ao que Barry usaria na missão, um Piper Saratoga PA32R 1980 de seis lugares. “Ele me fez sua apresentação e demorei um segundo para perceber que ele estava me convidando para ir”, contou Aaron. “Mas eu estava superanimado com a ideia. A missão era bem a minha cara, então aceitei na hora”.

Para completar a equipe, Barry entrou em contato com Thomas Twiddy, proprietário de uma estação de reparos certificada pela FAA 145 e que esteve na Marinha com Barry, e perguntou se ele poderia ser o técnico de bordo. Sua resposta também foi um sonoro sim.

Preparando-se para a missão

Para iniciar a missão, o primeiro passo de Barry foi planejar a rota. No caso dele, encontrar a maneira mais rápida de ir de Michigan ao Maine, com 47 paradas em todos os estados contíguos. O piloto também precisava garantir que em cada aeroporto em que chegassem houvesse uma testemunha presente para assinar os documentos, o que ocasionalmente se mostrou um desafio para as paradas no meio da noite.

Felizmente, as pessoas estavam ansiosas para apoiar os três pilares da missão de Barry: promover a aviação, inspirar a próxima geração de pilotos e doar para o Veterans Airlift Command (Comando de Transporte Aéreo de Veteranos, em tradução livre), uma organização que fornece transporte aéreo privado gratuito para veteranos dos EUA feridos em combate com fins médicos ou para apoiá-los em outros propósitos.

“O que começou como um projeto divertido de percorrer o país se transformou em algo com muito mais significado em um período de apenas sete meses”, explicou Barry.

Missão

A missão teve início no dia 4/6, às 22:29. Barry, Aaron e Thomas finalizaram a missão em 44 horas e 7 minutos, quando retornaram ao Aeroporot do Condado de Henry. Eles também se divertiram um pouco na viagem de volta para a casa, “desenhando” 48N48 no céu com o avião

“Honestamente, só saberemos oficialmente daqui a alguns meses”, explicou Barry. “Mas o que eu sei é que atingimos nossos objetivos de promover a aviação, inspirar futuros pilotos e apoiar o VAC. O recorde pode ter iniciado a missão, mas acabou ficando em segundo plano em relação a tudo o mais que aconteceu”.

Até 24 de junho, a organização sem fins lucrativos 48N48 arrecadou US$ 30.048 dólares para o VAC.

Veja as fotos:

  • O capitão Barry Behnfeldt e Aaron Wilson
  • Aaron Wilson, Barry Behnfeld e Thomas Twiddy
  • Em cada aeroporto uma pessoa documentava oficialmente que a tripulação de Barry esteve lá
  • A fuselagem do Piper Saratoga PA32R 1980 de seis lugares usado na missão, assinada por entusiastas do voo que foi a quase todos os estados norte-americanos
  • Barry Behnfeld
  • Montanhas Rochosas ao amanhecer, no caminho entre Wyoming e Montana
  • Aeroporto de Coffeycille, no Kansas, a equipe de Barry foi recebida por dezenas de aficionados por avião
  • A tripulação com o veterano de guerra Adam Kisielewski, do Veterans Airlift Command, organização para a qual a missão arrecadou fundos durante a viagem
  • A equipe de coordenação no Aeroporto do Condado de Henry, cidade natal de Barry, assiste ao pouso final da missão, em Portland
  • Com a missão concluída, o trio voltou para a casa desenhando no céu a inscrição 48N48