Empresários e executivos dos principais hotéis da capital e interior do Estado do Rio de Janeiro compareceram em peso à reunião do setor com a direção da Setur RJ e da TurisRio, realizada no Grand Hyatt, nessa terça-feira (04). Estiveram presentes o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo, o subsecretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Felix, e o subsecretário-adjunto de Gestão, Antonio Charbel José Zaib, entre outros.

Um dos principais pontos da pauta foi a apresentação do calendário de eventos de promoção do turismo fluminense nos principais mercados emissores do Brasil e do exterior no segundo semestre. O secretário Gustavo Tutuca lembrou a relevância do Planejamento Estratégico de 10 anos, lançado pela Setur RJ em 2023, que fortalece ações de turismo a médio e longo prazo. Tutuca ressaltou a importância da retomada do projeto “Verão tô no Rio” e a participação do Rio nas feiras internacionais desde o início de 2023.

Nos próximos meses, paralelamente às ações planejadas nas feiras nos principais mercados emissores internacionais, serão realizadas caravanas paralelas com a presença do Governador Cláudio Castro. O calendário reúne em torno de 50 eventos nos próximos seis meses. Entre os destaques da programação, o secretário enfatizou o investimento em ações de marketing com OTAs, companhias aéreas e empresas especializadas, como Decolar, Expedia, CVC, Azul Viagens, EuroNews e Flix Media.

A estratégia busca alinhar os períodos e ações para captar os viajantes de cada destino emissor no momento em que está decidindo sua próxima viagem. “Em todos esses anos, nunca vimos um Governo do Estado investir tanto e com estratégia”, reconheceu o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes.

O encontro também contou com a presença da Tenente-Coronel Daniele Neder, à frente do BPTur, que destacou as ações que vem sendo desenvolvidas na rodoviária do Rio e o Programa de Conscientização em Segurança Pública, gratuito para funcionários dos hotéis associados ao HotéisRIO e à ABIH-RJ. Os conselheiros puderam também trazer assuntos pertinentes às suas regiões e entregar seus pleitos diretamente ao secretário.

O presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, não participou pois está em Brasília, junto com a ABIH Nacional, trabalhando nos impactos da reforma tributária sobre o setor.