O Grupo Iberostar, conhecido internacionalmente por seu compromisso com o turismo responsável, foi premiado pela Condé Nast Traveler em 2023 na categoria “Sustentável & Eco” por seu movimento inovador, chamado Wave of Change. Esse reconhecimento destaca os esforços do grupo hoteleiro com sede em Maiorca em relação à sustentabilidade.

Durante a cerimónia de entrega de galardões, realizada em Madrid, Megan Morikawa, Diretora do Escritório de Sustentabilidade do Grupo Iberostar, afirmou que “a sustentabilidade é o coração da Iberostar que nos impulsiona a liderar um modelo de turismo responsável na indústria, tendo em vista envolver e consciencializar a sociedade para a importância de cuidarmos do nosso ambiente, inclusive quando estamos a desfrutar de férias relaxantes”. Morikawa continuou a agradecer este reconhecimento que permite “visibilizar os projetos que fazem parte da estratégia de sustentabilidade da empresa, englobada através do nosso
movimento de referência Wave of Change”.

O Wave of Change, iniciativa do Grupo Iberostar, reflete seu compromisso declarado com os mares e oceanos desde 2017. Por meio desse movimento, o grupo hoteleiro tem realizado importantes ações nos últimos anos para a conservação do meio ambiente e a luta contra as mudanças climáticas. Com base científica sólida, o Wave of Change permitiu que a Iberostar desenvolvesse sua própria Agenda 2030, avançando em direção a uma economia circular, promovendo o consumo responsável de frutos do mar e melhorando a saúde costeira dos ecossistemas próximos a seus hotéis.

Para impulsionar esse movimento e torná-lo concreto, a empresa conta com um Escritório de Sustentabilidade composto por uma equipe multidisciplinar de mais de 30 pessoas com formação científica, incluindo biólogos marinhos, cientistas e acadêmicos. Essa equipe elabora um plano de ação e toma decisões com base científica para atingir os objetivos desta década.

Desde sua criação, a empresa se tornou em 2020 o primeiro grupo hoteleiro do mundo a eliminar plásticos descartáveis de todas as suas operações. Por meio desse movimento, a Iberostar estabeleceu metas para eliminar o desperdício até 2025 e evitar o desperdício de alimentos, implementando um departamento dedicado à gestão de resíduos e sistemas de inteligência artificial em suas cozinhas. Além disso, a empresa avançou em sua estratégia de descarbonização, sendo a mais ambiciosa do setor, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030, o que representa um avanço de 20 anos em relação à meta global de zero emissões líquidas estabelecida pela indústria. A Iberostar também opera quatro hotéis 100% elétricos em Montenegro e Maiorca e fornece eletricidade proveniente de fontes renováveis com certificação de origem para todos os seus hotéis na Espanha e no Brasil.

Entre os sucessos do Wave of Change, destaca-se o fato de que, em 2022, todo o peixe e frutos do mar oferecidos no México provêm de fontes responsáveis, superando em 78% o índice global de rastreabilidade de peixes responsáveis. A equipe científica da Iberostar também impulsionou a construção de cinco viveiros de coral no Caribe, três viveiros de manguezais na República Dominicana e quatro viveiros de dunas costeiras no México, com o objetivo de melhorar a saúde dos ecossistemas ao redor de seus hotéis. Além disso, a Iberostar trabalha para que, até 2030, 25% do espaço de seus resorts seja ocupado por áreas verdes com grandes jardins, favorecendo a floração de espécies locais e protegendo a biodiversidade dos destinos em que atua.

O Iberostar Grand El Mirador de Tenerife, finalista nos prémios Condé Nast

O hotel Iberostar Grand El Mirador de Tenerife, localizado na milha de ouro da Costa Adeje, próximo à Playa del Duque, foi selecionado como finalista na categoria “Melhor Resort Nacional e Internacional” no prêmio Condé Nast Traveler. Este resort exclusivo para adultos destaca-se pelo seu conjunto arquitetônico e uma decoração cuidadosa e romântica, proporcionando aos hóspedes uma verdadeira essência canária e vistas deslumbrantes para o mar.


Leia também: IBEROSTAR ANUNCIA 1ª OPERAÇÃO 100% RENOVÁVEL