O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, organização dedicada à conservação do meio ambiente marinho, está promovendo uma série de atividades educativas e de conservação ambiental para quem visita o litoral norte de São Paulo durante o mês de julho. Com o objetivo de sensibilizar e engajar os visitantes, a entidade oferece atividades que unem lazer e educação ambiental, em terra no Museu da Vida Marinha e no mar com a embarcação Nautilus.

O Museu da Vida Marinha, localizado na Praia do Perequê-Açu, em Ubatuba (SP), é uma oportunidade de conhecer algumas espécies que habitaram e habitam os oceanos, em especial na América do Sul. Fazer uma viagem no tempo e conhecer sobre a evolução e a biodiversidade marinha. A exposição possui desde réplicas de animais marinhos pré-históricos até esqueletos de grandes baleias, como as Jubartes que passam por nossa região, e outras espécies de répteis, aves e mamíferos marinhos.

O material que compõe o acervo é proveniente dos 25 anos de funcionamento e pesquisa do Aquário de Ubatuba e do Instituto Argonauta. O objetivo do Museu é valorizar este patrimônio, sensibilizar seus visitantes lembrando-os de onde viemos, da importância e do papel de cada um na conservação dos ecossistemas marinhos, estimulando-os a agir no presente, visando um futuro em harmonia com a natureza.

Já a embarcação Nautilus uma hidronave que conta com uma tecnologia de visão subaquática através de seu fundo transparente, em formato de bolha. Equipada com uma lente especial de cerca de 3 m de diâmetro, que ajuda a aproximar as imagens da fauna e flora marinha em até três vezes, o que varia de acordo com as condições marítimas e de visibilidade da água. Além disso, a cabine conta com visores de vidro oferecendo uma visão panorâmica ao longo do passeio.

A Nautilus realiza passeios com abordagem ambiental e científica no litoral de Ubatuba. Os passeios são didáticos sempre em companhia de um técnico do Instituto Argonauta que apresenta o ecossistema e as espécies marinhas existentes na região. Além das paradas estratégicas para observação.

O Instituto Argonauta também está organizando uma série de ações de limpeza de praias e rios. Voluntários e membros da comunidade estão sendo convidados a participar dessas atividades, que têm como objetivo remover resíduos e detritos dos ambientes costeiros. Através dessas ações, o instituto pretende sensibilizar a população sobre os impactos da poluição nos ecossistemas marinhos e incentivar práticas mais sustentáveis.

Para mais informações sobre os eventos e como participar, visite o site oficial do Instituto Argonauta. Vale dizer que todos os valores arrecadados nas atividades realizadas pelo Instituto Argonauta são integralmente revertidos para manutenção dos projetos e atividades realizadas pela instituição.


Leia também: Neosenses oferece viagem espiritual no Peru