Nesta quarta-feira (12), a Embratur e a Câmara Temática do Turismo do Consórcio Nordeste formalizaram em um acordo, um plano de trabalho para atuarem juntos na promoção internacional dos destinos turísticos nordestinos. A ideia é planejar projetos e campanhas de forma integrada, com o objetivo de promover no exterior novos roteiros e experiências do Nordeste.

No encontro, em Brasília (DF), Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ouviu as demandas de secretários de Turismo e representantes dos estados, e sugeriu a assinatura de um memorando de entendimento para oficializar a parceria da agência com o Consórcio. “Estamos recolocando o Nordeste em lugar de prioridade em nossa estratégia nestes seis meses de trabalho, mas a gente quer trabalhar a região como uma identidade única, e não só em cada estado”.

Freixo sugeriu a elaboração de campanhas para promover o Nordeste, inclusive o interior, internacionalmente, além de pensar em ações que possam melhorar a malha aérea e as conexões internacionais na região, aumentando, assim, o número de viajantes estrangeiros pelos nove estados. “Essa parceria vai dar muito certo”, enfatizou.

A união foi celebrada pelos membros do Consórcio Nordeste. “Nosso encaminhamento, agora, é formar um memorando de entendimento de forma que a gente possa estar junto com a Embratur para consolidar o turismo no Nordeste, sendo um agente redutor das desigualdades na região”, afirmou o subsecretário de Programas no Consórcio Nordeste, Diego Pessoa Gomes.

“Somos nove estados e temos muitas questões em comum que precisam exatamente dessa união com a Embratur para que consigamos resolver, como é o caso da malha aérea internacional”, afirmou Ana Maria Costa, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte.


Leia também: TURISMO LGBT NO BRASIL GANHA PARCERIA ENTRE EMBRATUR E IGLTA