Inovação e união de forças são atributos inerentes para quem deseja conquistar resultados mais efetivos por meio de diferentes estratégias. Na gestão pública do turismo, a promoção de destinos ainda esbarra em questões burocráticas e outras relacionadas às atribuições de cada entidade. Enquanto as secretarias de turismo coordenam as ações em um aspecto macro, sendo responsáveis pela formulação e execução das políticas e por temas relacionados à infraestrutura, os Convention and Visitors Bureaux têm como objetivo a promoção do destino, a captação de eventos e, consequentemente, o incremento do fluxo de turistas e visitantes.

As organizações têm o objetivo comum de maximizar a qualidade e a variedade de produtos e serviços turísticos visando à melhora na reputação do destino e, consequentemente, à atração de mais visitantes e aumento da participação do turismo no PIB. São tarefas hercúleas quando se considera a dimensão dessa indústria e a quantidade de players envolvidos, o que demanda um trabalho focado e colaborativo. Direcionar os recursos e a força de trabalho de toda essa cadeia em um mesmo sentido é essencial para evitar que a promoção do destino ocorra de forma fragmentada.

Atentos a essa dinâmica, os profissionais à frente do turismo de Joinville desenvolveram um convênio inédito que permitirá a projeção da cidade catarinense em âmbito nacional de forma centralizada e robusta. A parceria firmada entre o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) e a Prefeitura de Joinville/Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) canalizou R$ 2 milhões para o investimento em promoção focada em inteligência de mercado e na comunicação com diferentes públicos.

Firmado em março, esse convênio permitiu a contratação de uma agência privada especializada em marketing para destinos, o que amplia de forma exponencial a possibilidade de comercialização dos produtos e serviços turísticos oferecidos pela cidade. O escopo do trabalho que ficará à cargo da Imaginadora, em sinergia com as lideranças locais responsáveis, inclui treinamentos e capacitações para o trade, participação em feiras e eventos, ações de relacionamento com os canais de distribuição e compartilhamento de informações com a mídia nacional, além de campanhas online e conteúdo de mídias sociais para incentivar o viajante a conhecer o destino catarinense.

A novidade não poderia vir em melhor momento, já que as viagens domésticas continuam em alta no Brasil, movimento que exige de operadoras de turismo e agências de viagens atenção à oferta que vem dos quatro cantos do país. Joinville tem muito a oferecer ao viajante, com sua ampla e diversificada oferta de atrativos que inclui tours culturais, rurais e gastronômicos, além das opções para o turismo de negócios e eventos. Entre as opções estão city tours históricos e culturais, passeios náuticos, roteiros focados em dança, música e outras manifestações artísticas, passeios rurais e um circuito formatado com oito rotas de cicloturismo, entre outras.

As propostas variam de tours de algumas horas até roteiros de dia inteiro que formam itinerários completos para casais, famílias e grupos de amigos aproveitarem as férias com qualidade e experiências inesquecíveis. Além dos atrativos da cidade, o viajante encontrará em Joinville uma ampla oferta gastronômica que vai desde os cafés coloniais típicos até menus focados em frutos do mar, sem deixar de lado a culinária internacional, vivências com produtores rurais e tours cervejeiros. São experiências que atendem às demandas atuais dos viajantes e que estarão cada vez mais em destaque daqui para a frente. Aguardem muitas novidades de Joinville!

Texto por: Por Giorgio Souza, diretor-executivo do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB)

PUBLIEDITORIAL


Leia também: ABAV TRAVELSP: UNEDESTINOS E EMBRATUR SE UNEM PARA PROMOVER O BRASIL