Nos dias 16 a 18 de agosto, ocorrerá em Expogramado o aguardado IV Fórum Gramado de Estudos Turísticos. Este evento, em sua quarta edição, busca abordar e discutir soluções para os principais desafios enfrentados pela indústria do turismo. Um dos temas importantes a serem tratados é “A Segurança Pública nos Destinos Turísticos”.

O painel dedicado a esse assunto será composto por especialistas em segurança pública, incluindo o Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Sandro Caron de Moraes, e o Diretor Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues. A mediação do debate ficará a cargo de Shirlei Paravisi, Coordenadora de Telejornalismo na RBSTV e apresentadora do Jornal do Almoço Serra.

A escolha deste tema reflete a crescente preocupação em garantir a segurança nos destinos turísticos, pois é fundamental para atrair visitantes e promover o desenvolvimento econômico. A reputação positiva de um destino está diretamente relacionada à sua segurança, garantindo a tranquilidade dos turistas durante sua estadia.

Durante o painel, serão abordados diversos aspectos relacionados à segurança pública nos destinos turísticos, incluindo prevenção de crimes, combate à criminalidade, infraestrutura de segurança, papel das forças policiais e a integração entre os diferentes atores envolvidos. Os palestrantes compartilharão suas experiências e apresentarão casos de sucesso em outras regiões do país.

Sandro Caron de Moraes, com vasta experiência no combate à criminalidade e em segurança pública, trará suas estratégias eficazes para promover a segurança nos destinos turísticos. Já Andrei Augusto Passos Rodrigues abordará a atuação conjunta no enfrentamento dos desafios do setor.

A mediação de Shirlei Paravisi, uma profissional respeitada e reconhecida no campo do telejornalismo, agregará valor ao debate, garantindo uma discussão produtiva entre os participantes.

O IV Fórum Gramado de Estudos Turísticos é organizado pelo SindTur Serra Gaúcha – Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias. Esta entidade representa a classe patronal dos empresários da Serra Gaúcha, abrangendo as cidades de Canela, Gramado, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul.

O evento tem como objetivo promover um ambiente de diálogo e busca por soluções inovadoras, com foco em impulsionar o turismo de maneira sustentável e responsável. Representantes do setor público, empresarial, acadêmico e da sociedade civil estarão presentes, tornando o espaço propício para discussões relevantes.


Leia também: PARADA LGBT+ SERÁ PAUTA DO FÓRUM GRAMADO