A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) realizou a primeira edição do Gabinete Itinerante na última sexta-feira (21). Esse novo programa tem como objetivo estreitar a relação entre os municípios paulistas e o Governo do Estado de São Paulo, promovendo a descentralização da atividade turística com eficiência e agilidade. A iniciativa fez parte da programação do evento Sabor de São Paulo, que ocorreu na unidade do Senac Campinas.

O evento de abertura do Gabinete Itinerante e do Sabor de São Paulo contou com a presença do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena; da coordenadora de Turismo (Cotur) da Setur-SP, Ana Clemente; da secretária municipal de Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli; do gerente do Senac Campinas, Camila de Moraes; do gerente do Sebrae, Nilcio Freitas; e do prefeito de Nazaré Paulista e presidente da Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico de São Paulo – Amitesp, Murilo Cândido.

O secretário Roberto de Lucena destacou a importância da parceria com o Senac e o Sebrae para a realização do programa Sabor de São Paulo, que já havia sido realizado em 2015. A equipe da Setur-SP, composta pelo diretor do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), Antonio Serralha, pela coordenadora de Turismo, Ana Clemente, e pelo diretor técnico, Gregory Andrade, esteve presente para atender e tirar dúvidas dos municípios sobre questões relacionadas a convênios de obras e novos projetos para desenvolver o turismo na região.

O Gabinete Itinerante está à disposição dos municípios para fornecer orientação técnica, e a Setur-SP aproveitou a oportunidade para apresentar os Programas e Ações da Secretaria, abordando temas como a visibilidade econômica e sistêmica do setor turístico, conectividade e ampliação da infraestrutura, investimentos, turismo ecológico e social, e promoção nacional e internacional de impacto. Além disso, foram apresentados programas como o Turismo Náutico, Ferroviário e Rural, e o Crédito Turístico (Creditur), que em breve será anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas.

O Gabinete Itinerante, assim como o evento Sabor de São Paulo, ainda irá passar por mais 10 cidades, incluindo Araçatuba, Campos do Jordão, Santos, São Paulo e outras. O Sabor de São Paulo é um programa que valoriza a gastronomia do estado, promovendo eventos com restaurantes típicos, aulas com chefs premiados, capacitação para o setor e festivais gastronômicos abertos ao público. O programa é realizado em parceria com o Mundo Mesa e o Senac, com apoio de diversas instituições e acontecerá entre julho de 2023 e março de 2024.


Leia também: AZUL EXPANDE OPÇÕES DE HORÁRIOS DE ÔNIBUS ENTRE SÃO PAULO E CAMPINAS