No dia 28 de julho, a Aeroportos Brasil Viracopos, em parceria com a Azul Linhas Aéreas, a ASBRAD (Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude) e a Childhood Brasil, realizará uma série de ações de conscientização no Terminal de Passageiros para marcar o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Durante o dia, serão divulgadas campanhas de alerta nos painéis digitais do aeroporto, bem como comunicações estratégicas nos pontos de embarque internacional. Mensagens sonoras serão veiculadas no saguão, e nas redes sociais serão publicadas informações sobre o tema. Além disso, haverá uma ação especial de entrega de presentes na aeronave da Azul (VCP-LIS – voo 8750, previsto para decolar às 18h15), com mensagens dos tripulantes aos passageiros sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Denominada “Embarque Coração Azul”, a campanha tem como objetivo conscientizar passageiros e colaboradores da comunidade aeroportuária sobre a existência, riscos, indícios e formas de denunciar esse tipo de crime.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que existam cerca de 12,3 milhões de pessoas em situação de trabalho forçado no mundo, sendo que 2,4 milhões foram vítimas de tráfico de pessoas.

A ação contará com a participação de uma representante da ASBRAD, uma representante da Childhood Brasil, bem como porta-vozes de Viracopos e da Azul.

Data: 28/07/2023 (sexta-feira)

Horário: 16h

Ponto de encontro: Balcão de Informações (localizado no saguão de embarque)

Histórico

Em 2020, o Aeroporto de Viracopos aderiu ao Pacto Empresarial proposto pelo Programa Na Mão Certa e desde então tem promovido ações no complexo aeroportuário para sensibilizar e informar a comunidade sobre o tema. Além da disseminação de informações para os passageiros, Viracopos implementou uma agenda de treinamentos que contou com a participação da Polícia Federal do aeroporto, com o objetivo de conscientizar os colaboradores da comunidade aeroportuária sobre a identificação de situações suspeitas de violação de direitos humanos.

O aeroporto de Viracopos também adotou um protocolo de acionamento local em casos suspeitos para que a Polícia Federal possa agir caso o crime esteja ocorrendo no aeroporto. Em 2022, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos foi reconhecida pelas boas práticas contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante todo o ano, Viracopos se concentrou na promoção, capacitação e pesquisa desses temas, em colaboração com seus funcionários e passageiros.


Leia também: VIRACOPOS REGISTRA MELHOR PRIMEIRO SEMESTRE DA HISTÓRIA