O Rio de Janeiro está se consolidando como sede de uma movimentada agenda de eventos. Nesta quarta-feira (26), o HotéisRio realizou a quarta reunião do Fórum Comercial 2023, onde foram apresentados eventos do segundo semestre deste ano, como o US Kids Golf Championship e campeonatos de beach tennis, que estão voltando a ser realizados na cidade.

Para Alfredo Lopes, presidente do HotéisRio, um calendário de eventos sólido é fundamental para a sustentabilidade do turismo em geral e para a atividade hoteleira em particular. “Movimentam, além da hotelaria, comércio, shoppings, bares e restaurantes e elevam a arrecadação de impostos, o que representa novos investimentos na cidade. Nossa cidade é muito bem preparada para receber eventos, com uma infraestrutura hoteleira moderna, associada à hospitalidade do carioca e aos atrativos do Rio, como uma rica cultura, saborosa gastronomia e uma natureza ímpar”.

Os campeonatos de beach tennis são alguns dos eventos que trarão bom número de visitantes ao Rio. “São campeonatos internacionais, que movimentam até 1,5 mil pessoas por edição. Em geral 80% dos participantes vêm de fora do Rio e precisam de hospedagem, alimentação e transporte, entre outros serviços”, afirmou Alexandre Folhas, CEO da Vip Esportes e Life Marketing e Eventos.

Outro evento importante é o “US Kids Golf Championship”, que reúne crianças e adolescentes praticantes do golfe. Serão 120 jogadores de dez países. “O ‘Fórum Internacional Agro Sustentável em 2024’ é outro evento que vai movimentar a cidade e trará ao Rio profissionais e personalidades do setor de diversos países. Nossa expectativa com esse evento é receber 600 mil pessoas”, disse Ricardo Corrêa, vp do Campo Olímpico de Golfe.

Sunset Bar

O Campo Olímpico de Golfe se transformará em um novo complexo de gastronomia, esporte e lazer na região. Com restaurante internacional, o Sunset Bar também terá espaço para eventos e trilhas ecológicas, além do campo de 18 buracos.

“Queremos que o golfe deixe de ser visto como um esporte de elite. E que o campo se integre à comunidade, que pode aproveitar os 1,2 milhão de metros quadrados do local, com direito a avistar capivaras, jacarés e gaviões, além de apreciar manguezais e vegetação de restinga”.

Nômades Digitais

O fórum também contou com a apresentação do Programa Nômades Digitais, da Prefeitura do Rio, que teve suas atualizações reveladas pelo gerente de Projetos, Fomento e Inovação da Setur Rio, Sebastian Saavedra. “Esse é um segmento no qual devemos apostar. Hoje são 35 milhões no mundo todo, mas a expectativa é que cheguem a um bilhão de pessoas em 2035”.

Ele ressaltou que no Rio já são quatro mil pessoas, em média, vivendo como nômades digitais. “É um público que precisa de serviços diferenciados, compatíveis com longas estadias, como lavanderia, courriers, coworking e serviços de visto. O Rio é uma cidade aberta, livre, que permite que se usufrua de experiências e, ao mesmo tempo, estar na ponta da tecnologia para se conectar ao mundo”.

Saavedra comenta que esse volume ainda é pequeno, mas que o objetivo é atrair esse público de forma coordenada. “Afinal, eles são fortes usuários da rede hoteleira – 67% ficam em hotel ou hostel, 65% permanecem de um a três meses e 14%, de 3 a 6 meses. Por isso precisamos que as equipes dos hotéis – da recepção às camareiras, passando pelo departamento comercial – estejam treinados para recebê-los”.


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