As mídias sociais e outras formas de entretenimento desempenham um papel crucial no planejamento de férias. Segundo uma pesquisa recente da Booking.com, que incluiu entrevistados do Brasil, foi revelado como os brasileiros utilizam essas plataformas para obter inspiração para suas viagens. A opinião de amigos e familiares desempenha um papel significativo nesses momentos, visto que as redes sociais foram uma fonte de inspiração para dois em cada cinco (39%) viajantes brasileiros no último ano, um número consideravelmente maior do que a média global (26%). Além das redes de pessoas próximas, os anúncios publicitários (35%), mídias sociais de marcas e empresas (31%) e de celebridades e influenciadores (24%) também influenciaram as escolhas dos viajantes.

Quando se trata de mídias sociais, o Instagram foi a plataforma mais popular entre os brasileiros para obter inspiração de viagem, sendo utilizada por 90% dos entrevistados, em comparação com 64% da média global. Em seguida, aparecem o Youtube (62%), Facebook (55%) e TikTok (31%). O TikTok, especialmente, tem um impacto significativo, fornecendo aos turistas brasileiros dicas de viagem em geral (72%), ideias de destinos (65%), locais de acomodação (63%), restaurantes (62%) e atividades (58%). Além disso, a plataforma também foi uma fonte de inspiração para viajar de forma mais econômica para 52% dos viajantes brasileiros, um número maior do que a média global.

Outra forma tradicional de entretenimento, filmes e programas de TV, também desempenhou um papel importante como fonte de inspiração para os brasileiros em suas viagens. Comparado a outros países latino-americanos, os brasileiros se destacam ao tirar insights dessas fontes (19% em comparação com 13% para mexicanos e argentinos, e 11% para colombianos).

Quase três em cada cinco brasileiros (58%) têm interesse em viajar para um destino que viram em algum filme ou programa de televisão, e um número semelhante (55%) deseja experimentar pratos ou gastronomias mostradas em atrações televisivas. Além disso, quase um terço (29%) gostaria de conhecer uma celebridade televisiva e 16% têm o desejo de se hospedar na casa de uma pessoa famosa.

A pesquisa, que contou com 42.513 entrevistados em 33 países e territórios, incluindo o Brasil, revela o papel significativo que as mídias sociais e outras formas de entretenimento têm no planejamento de viagens dos brasileiros. A pesquisa foi realizada de forma independente e teve como objetivo entender o comportamento de viajantes que planejam uma viagem em 2023.


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