Neste ano de 2023, a Atrio Hotel Management completa 35 anos de existência registrando alta nos indicadores de desempenho. Em comemoração, a operadora hoteleira realizou, nesta terça-feira (01), uma coletiva de imprensa em formato de brunch no restaurante Barletta, em São Paulo. Na ocasião, que contou com a cobertura do Brasilturis, as principais lideranças da empresa apresentaram os resultados do primeiro semestre, as expectativas e os próximos projetos, além de brindar o aniversário da companhia.

Beto Caputo, CEO da Atrio, começou o evento contextualizando o cenário que se encontra o setor hoteleiro. “Estamos em um momento muito interessante para a indústria. No pós-pandemia, tivemos diversas mudanças no segmento, muitas delas para melhor, visto que as pessoas passaram a perceber maior valor nas viagens, experiências e eventos, tanto corporativos como de entretenimento”, alega o executivo. 

Essa demanda reprimida se reflete nos números, como mostram os dados apresentados por César Nunes, VP de Marketing e Vendas. “Neste primeiro semestre, faturamos R$ 354 milhões, alta de 41% em relação ao ano passado (R$ 251 milhões). Também garantimos crescimento de 65% no resultado bruto operacional, como atingimos maiores índices de qualidade e diária média”, afirma. “Mesmo assim, pretendemos atingir a ousada meta de R$ 830 milhões de receita. Temos, portanto, grandes desafios pela frente, mas estamos no caminho certo”, reforça.

Paulo Mélega, VP de Operações da Atrio, pontua que esse resultado só foi possível com a existência de 2,7 mil colaboradores engajados, crescimento de 17% no semestre. “Reconhecendo a questão do turnover na hotelaria, que foi um grande tema no ano passado, decidimos realizar pesquisas para entender quais as melhores medidas a serem tomadas para mitigar esse problema. Afinal, alto turnover significa maiores gastos e perda de qualidade de serviço e atendimento”, reforça o executivo.

“Com a readequação do quadro salarial e a implementação de melhores benefícios e processos de contratação, já obtivemos redução de 9% do turnover frente a 2022”, reporta Mélega. Ao todo, o grupo investiu R$ 2,2 milhões em desenvolvimento e retenção em 2023, com novos programas, incluindo capacitação e apoio educacional. “Com isso, obtivemos alto nível de retenção de gestores, incluindo 19 gerentes formados pelo programa de trainee próprio da empresa, que já está na oitava turma”, complementa.

Grande parte desse investimento foi destinado ao recém implantado programa Be Atrio, que reconhece o bem-estar dos colaboradores como um elemento imprescindível para a performance da empresa. A iniciativa oferece duas terapias mensais para gestores, gympass, check-up para lideranças, consultoria financeira pessoal, reconhecimento de boas práticas, abertura para discussões e reflexões, além da renovação personalizada das salas de descanso.

Para os funcionários de base, Mélega conta que a empresa criou um programa interno, denominado UAU, que simplifica os principais pontos de atenção no atendimento aos clientes. Dentro do investimento anual de R$ 4,2 milhões, a Atrio garante recompensas mais imediatas aos colaboradores, de forma semestral em vez de anual. “Enquanto o nível de qualidade dos empreendimentos hoteleiros caía mundialmente, com esses programas, tivemos as maiores notas de qualidade nos últimos anos”, destaca o executivo. “Qualidade é estratégia de negócio. Quanto melhor for, vendemos mais e mais caro”, ressalta.

Caputo, por sua vez, salienta a importância da tecnologia nesse processo. “A Atrio sempre almejou ser um player relevante no setor e, para isso, trabalhamos para quebrar o estigma de que a hotelaria sempre está um passo atrás em tecnologia”, frisa o executivo. “Hoje, os clientes buscam serviços mais automatizados e não queremos fazer como o Táxi agiu em relação à Uber. Mesmo porque, não adianta lutar contra uma boa ideia”, acrescenta o CEO.

Para isso, a operadora hoteleira está se digitalizando e reforçando sua infraestrutura e corpo de inovações tecnológicas, somando mais de R$ 6,7 milhões de investimento em 2023. Entre as novidades, está a implantação do Opera Cloud, reforço pesado em Wi-Fi, formação de equipe de TI própria, novas ferramentas de análise de dados e um núcleo de inovação especializado. “Queremos ser reconhecidos como a operadora hoteleira mais digital do mercado”, pontua Caputo.

“No entanto, de nada adianta investir em tecnologia se os empreendimentos não estão bons ou atualizados”, contrapõe o CEO. “Não adianta só reformar, temos que mudar e adaptar aos tempos atuais. Por este motivo, desde a inauguração, nossos hotéis contam com fundo de reserva para revitalizações constantes”, conta Caputo, ao informar sobre o aumento semestral de 113% na melhoria da estrutura de hotéis em operação, totalizando R$ 12,4 milhões de investimento no semestre. 

Para o segundo semestre, os executivos anunciaram a futura inauguração do Ibis Budget Guarulhos, que contou com investimento de R$ 70,9 milhões. “É um projeto que visa atender a demanda do aeroporto e das companhias aéreas, que muitas vezes acabam precisando de muitos alojamentos de uma só vez. O edifício contará com 270 apartamentos, edifício garagem, mall comercial e até um restaurante extra em caso de alta ocupação”, adianta Caputo.

A empresa espera encerrar este ano com até 85 unidades abertas no portfólio, com expectativa de chegar a 150 hotéis até 2027 – somando R$1,8 bilhões em volume de negócios. “Ainda asism, não enxergamos o número como algo tão relevante quanto o posicionamento de cada unidade. A Atrio está sempre focada em mercados mais robustos e dinâmicos, como nas principais capitais e próximos de aeroportos”, explica Caputo. 

Nascendo na região Sul, a operadora hoteleira rapidamente expandiu para a região Sudeste e, recentemente, se consolidou no Centro-oeste e Nordeste, em especial nas capitais litorâneas. Somando 1369 quartos no Norte, sendo cinco empreendimentos só em Belém, a companhia também vê grande potencial na região e está reforçando sua presença ao estrear no estado do Amazonas, com a inauguração do Ibis Styles Manaus.

“Nessa busca por uma hotelaria mais moderna, consideramos três pilares: pessoas, processos e tecnologia”, destaca Caputo. “Por conta disso, a Atrio é uma empresa que as pessoas confiam, tanto os clientes quanto os colaboradores e investidores. Queremos continuar com nossa reputação de operadora hedonia, séria e que não pensa só em lucro. Sempre me orgulho quando reconhecem nosso compromisso com a qualidade”, finaliza o executivo.