As baleias são mamíferos da ordem dos cetáceos. Algumas espécies podem chegar a pesar até 180 toneladas e atingir até 30 metros de comprimento. Esses enormes animais têm atraído cada vez mais turistas para as costas do Brasil. O país abriga diversas espécies, tornando-o um dos principais destinos do mundo para a observação desses animais. Até novembro, os turistas têm a oportunidade de avistar esses mamíferos enquanto eles migram das águas geladas da Antártica para as águas quentes da costa brasileira para reprodução.

Para aqueles interessados em testemunhar um verdadeiro espetáculo da natureza e ver de perto os maiores mamíferos do mundo, existem passeios disponíveis em algumas regiões do país com essa finalidade. Essas atividades são realizadas de forma segura, respeitando o bem-estar dos animais, e também contribuem para o estudo e monitoramento dos cetáceos.

Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo, destaca que o turismo de observação de natureza é uma tendência crescente no Brasil. “Os turistas estão buscando novas experiências durante suas viagens. Claro que visitar pontos turísticos famosos ainda faz parte dos roteiros, mas incluir passeios que proporcionem momentos inesquecíveis, como observar de perto as baleias em seu habitat, tem se tornado cada vez mais comum”.

Vitória, no Espírito Santo, é um dos destinos favoritos das baleias-jubarte. Através dos Projetos Baleia Jubarte e Amigos da Jubarte, os turistas podem fazer passeios de barco para ver de perto o show desses animais, com saltos e borrifos de água. No litoral baiano, também é possível observá-las, especialmente no arquipélago de Abrolhos, que é um dos maiores berçários de baleias-jubarte do mundo e o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil. Além das baleias, os visitantes podem desfrutar de mergulhos nas ilhas do arquipélago e avistar outras espécies marinhas.

Em Santa Catarina, as cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba compõem a Rota da Baleia Franca, principal roteiro para observar de perto essa espécie. Uma área de preservação ambiental foi criada para proteger o habitat das baleias, devido à grande quantidade desses animais na região. Os turistas podem avistá-las através de passeios de barco ou mesmo nas praias.

Carlos Eduardo enfatiza a importância de realizar esse tipo de turismo, a observação de baleias, de forma responsável, respeitando o habitat e a vida desses animais, e seguindo as normas de segurança durante os passeios.

A Bancorbrás Turismo oferece pacotes de viagens personalizados para aqueles que desejam presenciar a temporada de baleias nas costas brasileiras. A empresa possui parcerias com hotéis e companhias aéreas nacionais e também oferece serviços adicionais, como traslado para o aeroporto e hotel, ingressos para atrações locais, seguro-viagem, aluguel de carro, entre outros. “Oferecemos uma consultoria completa para os clientes, desde a escolha dos destinos até a construção de um roteiro e itinerário detalhado que atenda aos desejos e planos de cada um para a viagem”, conclui o diretor.