Capacitar e qualificar gestores públicos, empreendedores e profissionais indígenas que atuam no etnoturismo, na zona turística Costa do Descobrimento, para impulsionar o segmento. Com essa intenção, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) vai oferecer cursos gratuitos na Reserva Pataxó da Jaqueira, em Porto Seguro, abordando temas como a história dos povos originários, desenvolvimento com sustentabilidade e atendimento aos visitantes. A previsão é que as capacitações comecem em setembro. Recentemente, a pasta também discutiu sobre turismo LGBTQIA+ em parceria com o GGB.

“O primeiro passo foi fazer a pesquisa sobre as características das atividades turísticas já desenvolvidas pelos indígenas e as potencialidades que ainda não foram exploradas. Agora, vamos dialogar com as lideranças para começar os cursos na Jaqueira e depois alcançar todas as aldeias”, pontuou Fabíola Mandarine, superintendente de Serviços Turísticos da Setur-BA.

A secretaria também divulga as experiências que os turistas podem ter no território em que o Brasil foi descoberto, nas principais feiras do setor, nacionais e internacionais. O roteiro para vivenciar a rotina em uma aldeia indígena, com todas as suas tradições culturais, religiosas e gastronômicas, é um produto que desperta o interesse de estrangeiros.

O etnoturismo ganhou mais atrativos na Reserva da Jaqueira, com a inauguração de dois kijêmes (dormitórios) para hospedagem de turistas e o novo Portal Receptivo, entregues pelo Governo do Estado. As obras foram executadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Os kijêmes foram abertos durante o Aragwaksã, festividade de celebração das lutas e conquistas do povo Pataxó, que terminou, na terça-feira (1º), e teve a participação da Setur-BA.

“Há 25 anos realizamos essa festa tradicional, que atrai pesquisadores e turistas. Com os novos equipamentos, melhoramos a infraestrutura para atrair um número maior de visitantes, que agora poderão se hospedar na Reserva”, declarou Juari Braz Pataxó, presidente do Instituto de Etnoturismo.

“O Governo da Bahia tem compromisso com a valorização dos povos originários, que tanto emocionam os turistas. Diversas secretarias se mobilizam para ações transversais, cujo resultado é o aquecimento da indústria do turismo, gerando novos empregos e mais receita”, ressaltou Maurício Bacelar, titular da Setur-BA, que participou das festividades em Porto Seguro.