A partir desta sexta-feira (4), o consórcio Norte da Amazônia Airports – Noa, que assume a gestão definitiva do aeroporto de Macapá, iniciará uma série de intervenções imediatas visando aprimorar as operações do terminal.

Dentre as ações imediatas planejadas pelo consórcio estão a manutenção dos sistemas mecânicos e eletromecânicos, bem como a renovação do sistema de iluminação do acesso viário e da sinalização vertical.

Samuel Prado, diretor executivo da Dix Aeroportos, que faz parte do consórcio em conjunto com a Socicam, ressalta que, por ora, não há necessidade de grandes obras no terminal de passageiros, devido a investimentos recentes e à qualidade das instalações.

O foco principal da nova gestão será otimizar a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos. No primeiro ano de concessão, o Noa planeja estabelecer diálogo com companhias aéreas visando a viabilidade de novas rotas, inclusive voos internacionais. Prado destaca a localização estratégica do aeroporto, próxima à Europa e aos Estados Unidos, bem como sua posição no bioma amazônico, como atrativos para potenciais novas rotas.

O consórcio também tem planos de transformar o aeroporto em um hub de distribuição de cargas, atendendo às indústrias e ao agronegócio. Investimentos de cerca de R$ 20 milhões estão planejados para a construção de armazéns alfandegados e pátios para regulação do tráfego de caminhões, visando a integração entre diferentes modais de transporte.

Além de Macapá, o consórcio Noa também arrematou a concessão do aeroporto de Belém em um leilão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e assumirá sua gestão em 4 de setembro.

O contrato de concessão, que teve início em maio, prevê um período de transição de até 125 dias de operação conjunta com a Infraero. Durante esse período, o Noa desenvolveu um plano de ações imediatas para melhorias e investimentos nos terminais.

Nos próximos três anos, pelo menos metade dos investimentos previstos no contrato deverão ser realizados, de acordo com Prado. O consórcio se comprometeu a investir R$ 875 milhões ao longo de 30 anos na melhoria e expansão da infraestrutura dos terminais de passageiros.

A Dix Aeroportos é responsável pela administração de diversos aeroportos em Pernambuco, enquanto, em parceria com a Socicam, opera terminais em São Paulo e no Ceará.

Com quatro décadas de existência, o Grupo Agemar atua em segmentos como operações portuárias, logística, transporte marítimo e construções modulares.