Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, será realizada a quarta edição do Fórum Gramado de Estudos Turísticos na Expogramado. Com o tema “Novos Nichos de Mercado para o Turismo”, o evento reunirá especialistas e profissionais renomados do setor para debater tendências e oportunidades que estão moldando a indústria do turismo.

A palestra será iniciada por Renato Fernandes, presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). Com vasta experiência no setor agrícola e turístico, Fernandes explorará como o cultivo de oliveiras e a produção de azeite podem se tornar um atrativo turístico inovador e sustentável.

Na sequência, Veronicah Sella, sócia proprietária da Criamigos Oficina de Ursos, apresentará sua visão sobre como a fabricação artesanal de ursos de pelúcia e o envolvimento dos visitantes no processo criativo podem se transformar em uma atração turística única e interativa.

Finalizando o painel, o palestrante Rodrigo Prado, diretor geral da Space Adventure – Parque da Nasa, discutirá as oportunidades e desafios de criar uma experiência de turismo temática baseada na exploração espacial, utilizando a tecnologia e a imaginação para transportar os visitantes para além dos limites da Terra.

Para mediar as discussões e enriquecer o debate com sua vasta expertise, Lisa Gottschalk, executiva do Sindtur Serra Gaúcha, assumirá o papel de mediadora durante o painel. Gottschalk é uma referência no cenário turístico da região e contribuirá para conectar os insights e experiências compartilhadas pelos palestrantes.

O Fórum Gramado de Estudos Turísticos tem se firmado como um evento imperdível para profissionais do setor, acadêmicos e interessados no desenvolvimento e inovação do turismo. Ao longo de três dias, o evento oferecerá uma plataforma dinâmica e interativa para debater novas perspectivas, estabelecer parcerias e promover o crescimento sustentável do turismo na região e no país.

O IV Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha – Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias. A entidade, fundada em 1989, representa a classe patronal dos empresários da Serra Gaúcha, possuindo em sua abrangência as cidades de Canela, Gramado, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis no Estado do Rio Grande do Sul.