Durante a Labace dos dias 08 a 10 de agosto, São Paulo teve a honra de receber um ilustre visitante que desembarcou em solo brasileiro pela primeira vez: o mais recente lançamento da Honda Aircraft – o HondaJet Elite II. Este jato super leve teve sua estreia nos Estados Unidos em outubro do ano passado. Entre as principais inovações desta variante estão avanços na performance, conforto, design e grau de automação. No estande da Líder Aviação, os participantes terão a oportunidade de examinar de perto todos os detalhes deste novo HondaJet.

O HondaJet Elite II se destaca por ser o mais eficiente em termos de economia e sustentabilidade entre as aeronaves de porte leve, sendo agora capaz de cobrir todas as capitais do Nordeste brasileiro a partir de São Paulo. Isso é possível graças ao aumento de seu alcance para 1.547 milhas náuticas, o que representa um aumento de 110 milhas náuticas (aproximadamente 200 km) em relação à versão anterior do modelo, conforme explica Anderson Markiewicz, Diretor de Vendas de Aeronaves da Líder Aviação.

Dentre os destaques, merecem menção o Autothrottle (Controle Automático de Potência) e o Autoland (Pouso de Emergência Autônomo), que elevam ainda mais o nível de automação e segurança da aeronave, diminuindo a carga de trabalho do piloto. Além do sistema de Autoland, a segurança do HondaJet foi fortalecida com a introdução do sistema ASAS, que proporciona maior estabilidade e controle durante pousos desafiadores, inclusive em condições de ventos fortes de través. O avião também está equipado com alertas sonoros e visuais que são acionados em caso de desvios durante a aproximação ao aeroporto. Nos momentos de pouso, a adição de spoilers de solo otimiza a capacidade de frenagem da aeronave.

Internamente, o novo modelo continua a se destacar pelo conforto, sendo o único em sua categoria a oferecer espaço suficiente entre os assentos para evitar qualquer contato entre os joelhos, pernas e pés dos passageiros. Dentre as melhorias que contribuem para o conforto do HondaJet estão avanços no tratamento acústico abrangente da aeronave, que proporciona um ambiente mais silencioso e sereno. Isso se alia ao design inovador dos motores posicionados sobre as asas (Over-The-Wing Engine Mount – OTWEM), que reduz a transmissão de vibrações do motor para a fuselagem, resultando em um baixíssimo nível de ruído interno e possibilitando mais espaço na cabine, banheiro e compartimento de bagagem.

Outras melhorias que contribuem para o conforto a bordo do HondaJet Elite II incluem espaço adicional na regulagem dos assentos dos pilotos e uma iluminação noturna mais suave. O lavatório privativo também continua a oferecer comodidades como pia com água corrente, iluminação natural através de claraboias no teto, tomada externa de serviço e uma porta de fechamento completo para garantir total privacidade aos passageiros.

Em termos de design exterior, a aeronave apresenta duas novas opções de pintura: preto fosco e branco com faixa vermelha, somando-se às cores já existentes. O interior também foi renovado, com novos padrões de cores em ônix e metálico, incluindo toques de elementos em madeira nos assentos e piso.

“Esse modelo reforça ainda mais o conceito de excelência em termos de tecnologia, segurança, conforto e performance da Honda Aircraft, que está totalmente alinhado com as nossas prioridades na Líder”, declara Bruna Assumpção, Diretora Superintendente da Líder Aviação.

A Líder tem uma tradição de presença na Labace desde a sua primeira edição em 2003. Bruna comenta que este evento é sempre notável tanto pela sua magnitude quanto pelos encontros com clientes, parceiros e outros profissionais apaixonados pelo setor da aviação. Ela destaca especialmente a emoção de apresentar grandes novidades, como o HondaJet Elite II.

Além de representar exclusivamente a Honda Aircraft no Brasil, é importante destacar a expertise da Líder no mercado, fornecendo suporte seguro para decisões bem embasadas na aquisição de aeronaves. A empresa conta com uma equipe de especialistas na área de aviação executiva, oferecendo serviços como Líder Acquisitions, que proporciona consultoria inteligente para aquisição de aeronaves novas e usadas, além de auxílio na importação, nacionalização e estruturação de financiamentos, juntamente com a venda de aeronaves novas e seminovas.