BRL - Moeda brasileira
EUR
6,44
USD
5,46

Iata comemora aumento nas viagens aéreas em junho

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (Iata) anunciou que o ritmo da recuperação pós-covid, que já vinha acontecendo ao longo dos meses, continuou em junho em todos os mercados de transporte aéreo de passageiros. O tráfego total de junho de 2023, medido em passageiro pagante por quilômetro, ou RPKs, aumentou 31,0% em comparação com junho de 2022.

Globalmente, o tráfego atingiu 94,2% dos níveis de junho de 2019 – período pré-pandemia. No primeiro semestre de 2023, o tráfego total aumentou 47,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O tráfego doméstico de junho deste ano aumentou 27,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior e ficou 5,1% acima do nível de junho de 2019. A demanda doméstica aumentou 33,3% no primeiro semestre de 2023 em comparação com o ano anterior.

Internacionalmente, o tráfego aumentou 33,7% em relação a junho de 2022, com todos os mercados registrando forte crescimento. Os RPKs internacionais atingiram 88,2% dos níveis de junho de 2019. O tráfego internacional no primeiro semestre de 2023 aumentou 58,6% em relação ao primeiro semestre de 2022.

“A temporada de viagens de verão do hemisfério norte teve um forte início em junho, com aumento de dois dígitos da demanda e taxas de ocupação médias atingindo 84%. As aeronaves estão cheias, o que é uma boa notícia para as companhias aéreas, economias locais e empregos que dependem das viagens e do turismo. Todos se beneficiam da recuperação contínua do setor”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata.

Mercados internacionais de transporte aéreo de passageiros

As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico tiveram o maior aumento do mês analisado, com aumento de 128,1% em junho de 2023, o maior percentual entre as regiões. A capacidade cresceu 115,6% e a taxa de ocupação aumentou 4,6 pontos percentuais, atingindo 82,9%.

As companhias aéreas da América do Norte reportaram aumento de 23,3% em junho de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. A capacidade aumentou 19,5% e a taxa de ocupação subiu 2,7 pontos percentuais, atingindo 90,2%, a maior nesse quesito entre as regiões. Em segundo lugar na capacidade estão as companhias aéreas da Europa, que registraram aumento de 12,6% e a taxa de ocupação subiu 1,1 pontos percentuais, atingindo 87,8%.

Mercados domésticos de transporte aéreo de passageiros

De acordo com a Iata, o tráfego doméstico da Austrália caiu 1,7% em junho em comparação com o ano anterior. Foi o único mercado doméstico a registrar queda no tráfego em relação a junho de 2022, embora o tráfego tenha permanecido 3,9% acima dos níveis pré-pandemia.

Para conferir a análise dos mercados de transporte aéreo de passageiros de junho de 2023, clique aqui.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Uniabla debate Reforma Tributária e tecnologia...

Evento gratuito será realizado em 2 de julho e reunirá especialistas para orientar empresários do setor de locação

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS