O mutirão de empregos realizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) e outras sete associações, divulgou os primeiros resultados obtidos ao longo da primeira semana de atendimento. No presencial e online foram recebidos 35 mil currículos de profissionais de várias áreas e cerca de 500 candidatos já estão em processo de seleção para cargos relacionados ao turismo, como eventos, hotelaria e parques temáticos.

A iniciativa faz parte do Fórum Permanente de Empregabilidade em Turismo e Eventos, do qual também participa UGT. “A ideia é ser uma ponte entre os trabalhadores e as vagas, ajudando a preencher uma carência de mão-de-obra que se agravou com a pandemia”, disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo. As grandes demandas de vagas identificadas são para as funções de garçons, camareiras, ajudantes de cozinha e auxiliares de serviços gerais. Vinte grandes empresas do setor participam do mutirão.

O Turismo de SP também apoia a capacitação por meio de um programa chamado Academia do Turismo, com iniciativas na área de educação para jovens do ensino fundamental à pós-graduação, passando pelo ensino técnico aplicado. Atualmente, há vagas exclusivas para jovens e idosos.

O mutirão continua online e os currículos podem ser cadastrados por meio deste link