A Associação Latino Americana de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) anuncia uma parceria estratégica com a empresa Maturi, que tem como foco promover a diversidade etária por meio de iniciativas de recolocação, educação e conexão. A Maturi tem se destacado como uma referência em atividades com impacto direto no mercado de trabalho para pessoas com 50 anos ou mais no Brasil desde 2015.

Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV, enfatiza que a colaboração com os Maturi desempenhou um papel fundamental no combate ao etarismo, uma vez que o Brasil possui uma população na qual 27% tem mais de 50 anos e 57% da força de trabalho terá mais de 45 anos até 2040, de acordo com dados do IBGE. O país está previsto para alcançar a 6ª posição no mundo em número de idosos até 2025. Diante disso, é crucial que as empresas adotem programas de contratação voltados para a experiência desse grupo de profissionais. Giovana ressalta que cada geração oferece perspectivas únicas e valiosas, e o etarismo, assim como qualquer forma de preconceito, vai contra o princípio da igualdade, negando direitos, oportunidades e respeito às pessoas mais maduras.

A primeira ação decorrente dessa parceria será o apoio ao evento MaturiFest, que acontecerá de 23 a 25 de agosto, em formato híbrido, em São Paulo (SP). Este evento tem como objetivo promover a diversidade e inclusão etária em eventos e viagens corporativas. Os associados da ALAGEV terão acesso a um link com um cupom de 50% de desconto na inscrição para o MaturiFest.

A Maturi, por sua vez, será consultora oficial sobre o combate ao etarismo para a jornada do LACTE – 19ª edição, um encontro organizado pela ALAGEV, previsto para os dias 26 e 27 de fevereiro de 2024. Este evento busca promover o respeito e a valorização da sabedoria de todas as idades, e o combate ao etarismo é a sua causa social.

Um estudo realizado pela Maturi em parceria com a EY Building a Better Working World revela que cerca de 80% das empresas entrevistadas não possuem políticas específicas para contratação de pessoas com mais de 50 anos, e 42% não consideram diversidade, equidade e inclusão uma prioridade em suas estratégias de negócios. Apesar disso, uma pesquisa também apontou que a maioria concorda que as marcas que se preparam para o envelhecimento aguardarão a vantagem.

“Queremos engajar, conectar, promover crescimento pessoal, motivar, impactar positivamente, colaborar e gerar resultados, ou seja, INSPIRAR cada um dos participantes para que eles também compartilhem essas ideias com as pessoas ao seu redor. A luta contra o etarismo é um passo crucial para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Podemos promover o envelhecimento saudável e digno, permitindo que todas as gerações prosperem juntas”, finaliza Giovana.