Até domingo (13), baianos e turistas que visitaram o Centro Histórico de Salvador puderam participar da 7ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô). O ponto turístico mais famoso da cidade recebeu mais de 200 mil pessoas, em cinco dias de programação, que inclui rota gastronômica, exposições, lançamentos de livros, palestras, recitais de poesia e apresentações musicais. O evento teve apoio do Governo da Bahia, que firmou parceria com Colômbia para estimular fluxo turístico,

“O Pelourinho carrega a essência da história e da cultura da capital da Bahia e a Flipelô ajuda a projetar ainda mais o nosso patrimônio, que atrai gente do mundo todo”, destacou Maurício Bacelar, secretário estadual de turismo.

Encantada, a escritora Taiane Martins visita o estado pela primeira vez. “Acho incrível a iniciativa. É lindo estar aqui divulgando o meu trabalho e conhecendo Salvador. Quero conhecer tudo! Se der tempo, irei até a Praia do Forte”, disse a gaúcha.

Já a mineira Denise Nogueira foi surpreendida com a realização do festival. ”Vim aqui conhecer o restaurante do Senac para experimentar um pouco da culinária e acabei ficando. Achei ótima a ideia de uma feira literária dentro do Pelourinho. Estamos curtindo bastante”, contou a analista de sistemas.

“A Flipelô sempre gera um significativo aumento no número de clientes no nosso empreendimento. Eventos assim ajudam os setores de hotelaria, restaurantes e o comércio em geral, incrementando a economia do turismo”, comemorou o peruano Stephan Hiroo Ito, proprietário de um hotel no Centro Histórico.