A partir de 2024, turistas norte-americanos terão que ser registrados no Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (Etias) para acessar a Europa. A permissão eletrônica será exigida a todos viajantes que pretendem visitar os países pertencentes ao Espaço Schengen, que abrange 27 países europeus, assim como a Romênia, Bulgária, Chipre, Mônaco, San Marino e o Vaticano. A medida afetará cerca de 60 países que, hoje, tem acesso aos países pertencentes ao Espaço Schengen sem a exigência de visto.

Essa medida tem como objetivo aprimorar os procedimentos de segurança e controle de imigração, proporcionando uma experiência regulamentada e segura para os turistas e os países que os recebem.

Todo o processo de solicitação do Etias será realizado de forma on-line e irá custar 7€. Vale ressaltar que o Etias é uma concessão dada aos turistas provenientes de nações que não necessitam de visto para entrar na Europa. Essa permissão é específica para fins turísticos, viagens de negócios ou trânsito, com duração de até 90 dias. A autorização terá validade de três anos.

Para o preenchimento da requisição, o viajante vai precisar fornecer dados pessoais, informações de passaporte, escolaridade, ocupação atual, bem como registro criminal, histórico de viagens, entre outros detalhes.

Apesar da maioria das solicitações de permissão de viagem ser processada em minutos, algumas podem levar mais tempo para a aprovação. Por isso, a União Europeia recomenda a inscrição no sistema com “bastante antecedência” para aqueles que desejam visitar a Europa. As autoridades europeias prometem responder à demanda dos viajantes norte-americanos dentro de quatro dias, mas uma prorrogação de até 30 dias, a depender da circunstância, não deve ser descartada.

Além dos Estados Unidos e Brasil, confira a lista dos países que precisarão apresentar o Etias para entrar na Europa:

AlbâniaAndorraAntígua e BarbudaArgentina
AustráliaBahamasBarbadosBósnia e Herzegovina
BrasilBruneiCanadáChile
ColômbiaCosta RicaDominicaEl Salvador
GeórgiaGranadaGuatemalaHonduras
Hong Kong (SAR China)Ilhas SalomãoIsraelJapão
KiribatiMacau (SAR China)MalásiaIlhas Marshall
MaurícioMéxicoMicronésiaMônaco
MontenegroNauruNova ZelândiaNicarágua
Macedônia do NortePalauPanamáParaguai
PeruSaint Kitts e NevisSanta LúciaSão Vicente e Granadinas
SamoaSão MarinoSérviaSeychelles
CingapuraIlhas SalomãoCoreia do SulTaiwan
Timor-LesteTongaTrinidad e TobagoTuvalu
UcrâniaEmirados Árabes UnidosEstados UnidosUruguai
VanuatuCidade do VaticanoVenezuelaIlhas Virgens Britânicas