Nomeada em homenagem à comuna da Itália mais antiga que a própria Roma, a Tivoli Hotels & Resorts também guarda uma grande história. Neste ano de 2023, a rede hoteleira portuguesa comemora seus 90 anos de existência, misturando tradição e modernidade em suas unidades intercontinentais desde seu berço em Lisboa, Portugal. 

Em março de 1933, poucos dias depois de instaurado o regime Estado Novo de António de Oliveira Salazar em Portugal, foi fundado o Hotel Tivoli Lisboa, atual Tivoli Avenida da Liberdade Lisboa. O empreendimento nasceu da sociedade de dois jovens radicados na capital portuguesa: o industrial José Francisco Cardoso e o advogado Joaquim Gonçalves Machaz. Juntos, enxergaram uma oportunidade geográfica e temporal para inaugurar a primeira unidade do que viria ser uma rede hoteleira internacional.

Na Avenida da Liberdade, onde o empreendimento foi construído, a indústria hoteleira era praticamente inexistente. O Hotel Tivoli Lisboa ainda se destacaria pela proximidade das casas de espetáculos da capital portuguesa – como apontou um periódico da época – e por ser a primeira unidade hoteleira a fixar-se na mais importante artéria da cidade, cuja malha urbana se expandia continuamente e em direção favorável à localização do empreendimento.

Na questão temporal, os sócios intuíram que a conjuntura a curto prazo seria favorável à crescente procura de alojamentos. Na época, a economia do mundo ocidental prosperava à medida que as sequelas da Primeira Guerra Mundial minguavam. Mesmo que Portugal não fosse um destino de destaque no continente europeu e que a Segunda Guerra Mundial viesse a suprimir o desenvolvimento do turismo até os anos 1950, os fundadores aproveitaram o momento para estabelecer e construir o seu projeto societário.

Como relata o livro “Hotel Tivoli Lisboa: Tradição e Modernidade na Hotelaria Lisboeta”, de Carlos Alberto Damas, a percepção que os fundadores pretendiam criar nos clientes foi captada de imediato pela imprensa da época. O novo empreendimento “vinha contribuir para dar à cidade de Lisboa um realce moderno e o aspecto interessante de um ambiente cosmopolita”. Assim, se consolidava o empreendimento como uma opção de hospedagem moderna, mas sem pretensões, com preços acessíveis para um cinco estrelas.

Hoje, o empreendimento é ponto de encontro de celebridades, chefes de estado e de governo, artistas e até membros da realeza. Entre eles, podemos destacar Fidel Castro, Charles Aznavour, Tony Blair, Václav Havel, Henry Fonda, Maria Callas, Mário Vargas Llosa, Nelly Furtado, Neil Armstrong, Plácido Domingo, Caetano Veloso, Luiz Inácio Lula da Silva, Glória Pires, Jorge Amado, Shimon Peres, Andrea Bocelli e Geraldine Chaplin.

Com o sucesso do Tivoli Avenida da Liberdade Lisboa, Machaz e Cardoso continuaram abertos a novas oportunidades de negócios. Tirando partido das sinergias criadas por uma estratégia de aproveitamento de recursos, gestão do conhecimento e contenção de custos, segundo Damas, os fundadores iriam dar corpo à mais importante cadeia hoteleira nacional ao longo das décadas seguintes.

Em 1955, juntou-se à marca o Tivoli Palácio de Seteais, um palácio do século XVIII na histórica vila de Sintra, na Grande Lisboa. Na virada do século, em 1999, a marca adicionou os seus primeiros resorts na região de Algarve, nos municípios de Loulé e Lagoa – com o Tivoli Marina Vilamoura e o Tivoli Carvoeiro, respectivamente. Com essa expansão, a rede hoteleira estava presente nos principais destinos turísticos de Portugal.

Foi só neste século, no entanto, que a Tivoli Hotels & Resorts decidiu lançar-se ao mar, e atravessar o Oceano Atlântico, para se instalarem pela primeira vez no Brasil. Em 2006, a rede hoteleira adquiriu sua primeira propriedade nas terras brasileiras, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte, em Salvador (BA). Três anos depois, em fevereiro de 2009, a rede inaugurou uma unidade no maior centro urbano do país, o Tivoli Mofarrej São Paulo.

Vale dizer que a unidade paulista merecia um texto próprio, considerando suas particularidades e extravagância. Com 750 metros quadrados, a suíte presidencial do Tivoli Mofarrej São Paulo é considerada a maior da América Latina e, pela sexta vez em sua categoria, foi eleita, em 2021, a melhor suíte do Brasil pelo World Travel Awards, considerado o Oscar do setor turístico. 

Além da vista panorâmica, com janelas que estendem-se do teto ao chão, a suíte presidencial do Tivoli Morfarrej São Paulo conta com diversos cômodos, como cozinha, escritório, sala de jantar, sala de estar, três quartos e dois lavabos. Há ainda um banheiro com jacuzzi, chuveiro rain shower duplo e sauna, além do serviço de concierge e mordomo 24 horas por dia. 

Para além das 12 unidades portuguesas e duas brasileiras, a Tivoli segue em contínua expansão pelo mundo, principalmente após ser adquirida pela Minor Hotel Group, em 2016. Em 2018, a rede hoteleira chegou ao Oriente Médio com três propriedades no Qatar e, em 2022, estreou na Ásia com o lançamento do Tivoli Chengdu Cultural Heritage Park, na China.

Adiante, o plano de expansão da rede hoteleira portuguesa busca reforçar sua presença no continente europeu. No mês de março deste ano, a marca abriu as portas do Tivoli Doelen Hotel em Amsterdã (Países Baixos) e do primeiro all inclusive com o Tivoli Alvor Algarve Resort em Portugal. Quanto aos próximos lançamentos, a rede pretende inaugurar o Tivoli La Caleta Resort em Tenerife, Espanha, e o Tivoli Portopiccolo Sistiana Resort, no norte da Itália, ainda neste ano.