Após pouco mais de dois anos do início de sua construção, o Explora I, primeiro navio da Explora Journeys – marca de estilo de vida de luxo do Grupo MSC, realiza sua viagem inaugural. Com duração de sete noites, o cruzeiro partiu de Copenhague, na Dinamarca, no primeiro dia de agosto, em direção a Reykjavik, na Islândia, com escalas em Lerwick, Ilhas Shetland, Kirkwall e Orkney. O luxuoso navio irá passar algumas semanas na Europa, oferecendo uma variedade de itinerários, e depois cruzará o Oceano Atlântico via Groenlândia para passar o outono na América do Norte, o inverno no Caribe e a primavera na Costa Oeste dos Estados Unidos e Havaí, antes de retornar à Europa em 2024 para uma série de viagens pelo Mar Mediterrâneo. Durante todas as viagens, o navio fará escalas em portos menos visitados com horários não convencionais de chegada e partida para que os hóspedes possam desfrutar de uma experiência mais autêntica e exclusiva. 

Ressignificar a experiência oceânica para uma nova geração de viajantes de luxo é o objetivo da Explora Journeys, que incentiva a conexão dos hóspedes com o mar, consigo mesmo e com outras pessoas com ideais semelhantes. Inspirada na herança europeia da empresa, a marca oferece aos hóspedes uma experiência imersiva, com hospitalidade respeitosa e intuitiva. Para isso, o navio é equipado com as mais recentes tecnologias ambientais e marítimas, incluindo a otimização dos motores para causar menos emissões e sistemas de gerenciamento de ruído subaquático para ajudar a proteger a vida marinha.

Aliado ao compromisso com a sustentabilidade, o Explora I ainda combina a elegância da precisão suíça com a habilidade artesanal europeia moderna, ao ter sido projetado por renomados designers de iates de luxo e hospitalidade. 

São oferecidas 461 suítes, penthouses e residências projetadas para serem “lares no mar” – vale ressaltar que todas as cabines têm vista panorâmica para o oceano e terraço privativo. Os hóspedes contam com onze experiências culinárias distintas que podem ser vivenciadas em seis restaurantes ou na própria suíte, doze bares e lounges – sendo oito internos e quatro externos, Chef`s Kitchen, quatro piscinas, decks externos com 64 cabanas privativas, instalações de bem-estar e entretenimento refinado.

Pesando cerca de 63,9 mil toneladas brutas, o navio recebeu o investimento de 500 milhões de euros, com um plano de investimento total de 2,5 bilhões de euros para quatro navios já encomendados. O Explora II está em construção no estaleiro Fincantieri, localizado em Monfalcone, na Itália, e entrará em serviço em agosto de 2024. O Explora III será o primeiro, de dois navios da marca, movido a GNL a se juntar à frota, com entrega prevista para 2026 e, por último, o Explora IV com previsão de entrega em 2027.

A cerimônia de entrega do Explora I foi realizada no estaleiro Fincantieri, onde o navio estava em produção desde 10 de junho de 2021. Pierfrancesco Vago, presidente executivo da divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, comemorou a entrada da marca para o setor de viagens de luxo. “Esse segmento apresenta fortes perspectivas de crescimento, nas quais acreditamos fortemente e cujos padrões pretendemos redefinir, focando sempre na excelência e no luxo”, pontuou o executivo durante o evento, que reuniu ainda Gianluigi Aponte, fundador e presidente do grupo MSC; Zoe Africa Vago, madrinha do navio; Pierroberto Folgiero, CEO do Fincantieri; bem como representantes da equipe de construção da MSC, juntamente com gerentes e outros funcionários do estaleiro.

Michael Ungerer, CEO da Explora Journeys, acrescentou que a entrega da embarcação representa um marco importante. “Finalmente podemos apresentar nosso novo, extraordinário e tão aguardado navio. Ultrapassamos os limites da inovação e do design para criar um navio que incorpora nosso compromisso com a excelência. Com a entrega do Explora I, nossa visão de proporcionar experiências de luxo incomparáveis se tornou uma realidade incrível”, pontuou Ungerer.

“Convidamos os nossos hóspedes a embarcarem em viagens transformadoras, oferecendo uma oportunidade de descobertas, interna e externamente, inspiradas pelo oceano, resultando em um rejuvenescimento físico, intelectual e espiritual. Chamamos isso de ‘Ocean State of Mind.”

Michael Ungerer, CEO da Explora Journeys.

Atraso e remarcações

A entrega do Explora I sofreu algumas remarcações devido a imprevistos ocorridos durante sua construção. Esse atraso está ligado ao fato de alguns materiais não atenderem a determinados requisitos de segurança. A decisão imediata foi trocar os suprimentos e garantir que o navio pudesse ser entregue com o maior padrão de segurança, além de obter todas as certificações apropriadas. 

Na época, a Explora Journeys divulgou nota explicando o ocorrido e lamentando a remarcação da estreia do navio. “Nós entendemos o desapontamento que o atraso causou aos nossos hóspedes, mas a segurança deles e de nossa tripulação é a nossa prioridade e agradecemos a compreensão enquanto gerenciamos de forma efetiva essa situação inesperada.”

Passagem pelo Brasil

Em seu catálogo, a Explora Journeys anunciou três cruzeiros que percorrerão destinos no Brasil em 2024. Dois deles terão embarques no Caribe, enquanto o terceiro partirá de Santos, em São Paulo.

O cruzeiro de Carnaval será uma oportunidade para vivenciar a cultura brasileira e celebrar o Carnaval, uma das festas mais populares do mundo. O cruzeiro tem 16 noites de duração e parte de Bridgetown, em Barbados, em janeiro de 2024. O itinerário conta com paradas em Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). Em Salvador, o cruzeiro fará uma pernoite durante o Carnaval e no Rio de Janeiro ficará duas noites para acompanhar os desfiles das escolas de samba. O cruzeiro também oferecerá uma variedade de atividades e entretenimento, como aulas de dança, shows e palestras. O desembarque está programado para ser realizado em Santos, em fevereiro de 2024.

Já o cruzeiro com 13 noites será uma maneira de conhecer alguns dos destinos mais bonitos do Brasil e do Caribe. O cruzeiro parte de Santos em fevereiro de 2024, e faz paradas no Rio de Janeiro, Búzios (RJ), Salvador, Recife (PE), Fortaleza  e Devil’s Island, na Guiana Francesa, antes de desembarcar em Bridgetown, Barbados, no início de março.

Para quem gosta de passar longas estadias no mar, há a opção de cruzeiro com 30 noites de duração. O embarque e desembarque será em Bridgetown, com saída prevista para o fim de janeiro, e o itinerário inclui paradas em Devil’s Island e em Fortaleza, além de pernoite em Salvador e no Rio de Janeiro. Em seguida, o cruzeiro continua para Porto Belo (SC) e Santos, fazendo depois o percurso inverso em direção ao norte, com desembarque previsto para o início de março de 2024.