A Mission Sud Provence reuniu diversos representantes do turismo, hotéis, DMCs, entre outras empresas e órgãos turísticos da Région Sud – Provence-Alpes-Côte d’Azur no Fairmont Copacabana Rio de Janeiro. O evento, que aconteceu nesta terça-feira (02), contou com apresentação do destino para o mercado brasileiro, rodada de negócios e almoço provençal elaborado pelo chef Dominique Frérard, que também faz parte da delegação.

Na missão de atrair brasileiros para a região francesa, estiveram presentes representantes do Comitê Regional de Turismo de Provence-Alpes-Côte d’Azur (CRT PACA) e dos escritórios de turismo das cidades de Avignon, Nice, Antibes Juan Les Pins, Saint Tropez, Luberon, Aix en Provence e Marseille. Somando hotéis, empresas de transporte e DMCs da região, a delegação ao Brasil contou com cerca de 30 pessoas.

Nas palavras do presidente do órgão de promoção da região, François de Canson, a Région Sud é praticamente um pequeno país de cinco milhões de habitantes, que agora conta com três marcas para as sub-regiões de Provence, Alpes e Côte d’Azur. 

“É o primeiro destino internacional da França depois de Paris e um dos únicos a recuperar a taxa de ocupação hoteleira pré-pandemia”, revela Canson, em entrevista a reportagem do Brasilturis. “Já reconquistamos o mercado francês e europeu no pós-pandemia e buscamos fomentar o turismo internacional, em especial americanos, canadenses e brasileiros”, continua.

Um estudo realizado pela Atout France no Brasil revelou que 40% dos brasileiros estão mais dispostos a buscar viagens em baixa temporada do que na alta. “Nesse âmbito, gostaríamos de oferecer uma dessazonalização do turismo na região, salientando que é um destino para o ano todo. Para tal, destacamos vários segmentos que interessam independentemente do período do ano, como o cicloturismo, golfe, gastronomia e turismo religioso”, conta Canson.

Ainda assim, o destino vem se consolidando cada vez mais no mercado de ski de inverno e também sediará diversos eventos esportivos nos próximos anos. “Sabemos que brasileiros tem bastante interesse por atividades esportivas. Frente a isso, teremos a Copa de Rugbi em novembro, as Olimpíadas em 2024 e o Tour de France 2024, que pela primeira vez terminará em Nice”, comemora o presidente da entidade.

Canson apresentou ainda a importância do mercado brasileiro para o turismo da região. “A França recebeu 1,2 milhão de brasileiros em 2022, sendo que 7% destes foram para a Région Sud. Em função disso, os turistas brasileiros ocupam cerca de 10% dos hotéis de Provence-Alpes-Côte d’Azur. Sabemos que eles gostam de nosso país e queremos que venham cada vez mais. Não necessariamente para o roteiro tradicional de Paris, mas também para o sul que tem uma boa, diversa e acessível oferta de turismo”, finaliza.

A viagem do repórter contou com a proteção Affinity Seguros.

Foto: Matheus Alves


Leia também: Maceió realiza evento em São Paulo (SP) para promover São João