Nesta quarta-feira, 26, a prefeitura de Maceió realizou um evento em São Paulo (SP) para promover o São João na capital alagoana, o Massayó. O prefeito da cidade, João Henrique Caldas, conhecido como JHC, não esteve presente, mas discursou por vídeo. “Temos como objetivo resgatar as tradições e mostrar Maceió de uma forma diferente. Você pode vir e desfrutar de nossa cultura e nossas belezas”, disse.

Luan Santana e Alok são dois nomes de peso que já foram confirmados no evento, que será realizado em junho e é considerado o maior do tipo no litoral.

Eduardo Monteiro, secretário Municipal de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, esteve presente no lançamento. “No ano passado tivemos um público de 1 milhão de pessoas no São João e nossa meta é superar esse número. O espaço interno, a segurança, a sustentabilidade, tudo está sendo estruturado pensando em nosso destino”, declarou.

Segundo o secretário, há uma série de fatores que enaltecem o São João de Maceió, como o fandango. “O grupo de fandango que fica localizado em nosso Pontal da Barra é o último grupo do Brasil que faz esse tipo de dança. A cultura aflora de uma forma sensacional e passar isso para o Brasil e para o mundo é um prazer”, declarou.

Em entrevista ao Brasilturis, Monteiro aproveitou para falar sobre esta última alta temporada, compreendida entre dezembro e março de 2023. Alagoas quebrou recordes de visitantes no período e não foi diferente com a capital do estado. “Maceió é a entrada, esse recorde já é quebrado na chegada dos turistas nacionais e internacionais no aeroporto. Recepcionamos todos eles da melhor forma possível e os conduzimos não apenas pelas nossas belezas naturais, mas também por nossa gastronomia, artesanato e cultura. Todos se sentem muito acolhidos e isso fomenta nossos números”, explicou o secretário.

Monteiro também destacou a temporada de cruzeiros, que foi importante para baterem os recordes. “Tivemos uma temporada que injetou quase R$ 40 milhões no mercado. Cada desembarque tinha em torno de 5 mil turistas, sem contar os tripulantes”, finalizou.

Segundo o secretário, é importante não apenas atingir os números, mas também encantar os turistas. “A expectativa foi quebrada, é uma retomada econômica forte, trabalhamos muito para isso ser atingido. Pensamos não apenas nos números, mas que as pessoas se sintam acolhidas e voltem.”