O mês de março registrou a criação de cerca de 22 mil novas vagas de empregos para o setor do Turismo no país. O número foi divulgado nesta sexta-feira (28.) pelo Ministério do Turismo, com base nos dados do Novo Caged, disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O montante representa uma em cada dez vagas criadas no país. O segmento de alojamento e alimentação foram os principais impulsionadores do setor, sendo responsáveis pela geração de mais da metade dos empregos.

O turismo nacional compreende mais de 50 atividades econômicas que empregam, anualmente, milhões de brasileiros. Daniela Carneiro, ministra do Turismo, destacou a força do setor na geração de emprego no país.

“O turismo vive um momento de forte retomada e esses dados só reforçam o quanto nosso setor ainda pode se desenvolver e gerar mais emprego e renda no país. Temos trabalhado na ampliação da oferta de cursos gratuitos para os trabalhadores do setor e, com isso, possibilitar que os profissionais tenham mais opções de ingressar em vagas em diferentes segmentos do turismo”, pontuou.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o maior crescimento do emprego formal no mês março ocorreu no setor de Serviços, no qual o Turismo está incluído, com um saldo de 122.323 postos. Quando analisados regionalmente, o Sudeste do país gerou mais de 65% do total dessas vagas no setor, logo em seguida vem o Centro-Oeste, responsável por 15% dos empregos criados.

Incluindo todas as atividades econômicas, o país gerou mais de 195,1 mil empregos, sendo mais positivo para os homens, com a geração de 111.105, enquanto para as mulheres a geração foi de 84.066 postos.

Foto: Prefeitura de Cariacica/ES


Leia também: Brasil recebe 2,3 milhões de turistas estrangeiros no 1T23 e supera 2019