Na tarde desta quarta-feira (18), representantes da Secretaria de Turismo de São Paulo (Setur-SP) e da TAP Air Portugal se reuniram na sede da Setur-SP, em São Paulo, para assinar um Protocolo de Intenções com o objetivo de implementar medidas e ações conjuntas que aumentem a demanda por viagens internacionais da Europa, consequentemente ampliando o número de voos da TAP para São Paulo.

O secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, e o diretor da TAP para as Américas, Carlos Antunes, formalizaram o Protocolo de Intenções. A cerimônia de assinatura contou com a presença de Luís Sobrinho, consultor da InvestSP, Luciane Leite, secretária executiva de Turismo de São Paulo, e Ricardo Roman Jr., presidente da ABIH-SP.

“Essa parceria inclui também a organização de presstrips internacionais, divulgando nossos destinos aqui do Estado de São Paulo. A TAP só esse ano de 2023 transportou aproximadamente meio milhão de passageiros entre São Paulo e Portugal. É uma empresa tradicional e renomada, por isso temos certeza que o turismo de São Paulo ganhará muito com essa parceria.”

Roberto de Lucena, secretário de turismo de São Paulo

A assinatura da Carta de Intenções estabelece planos para a realização de campanhas publicitárias conjuntas, estratégias em redes sociais e a participação em eventos e feiras de turismo. O principal foco dessa parceria é contribuir para o crescimento do setor turístico no estado de São Paulo, promovendo a geração de novos fluxos de turistas que utilizam o Aeroporto Internacional de Guarulhos como principal ponto de entrada para visitantes estrangeiros no Brasil. A cooperação já está em andamento com a recepção de jornalistas portugueses, que estão explorando destinos em São Paulo, incluindo o Litoral Norte e a capital.

Segundo Carlos Antunes, diretor da TAP para as Américas, a parceria é também um grande negócio. “Nosso objetivo é promover as particularidades e atrativos deste estado grandioso em países onde a TAP faz conexões”, afirmou Antunes. “São Paulo é o destino mais importante do mundo para a TAP”, disse Antunes. Atualmente, são 80 voos semanais para o Brasil, com saídas de 11 capitais brasileiras. A previsão é ampliar para 91 voos em 2024.