Aruba celebra um marco significativo em sua história: o centenário da aviação no destino. Ao longo dos últimos 100 anos, a aviação desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da ilha como um renomado destino turístico do Caribe. A entrada de turistas na região através da aviação contribuiu para a reputação de Aruba como a ilha mais feliz do Caribe. A expansão da infraestrutura aeroportuária permitiu que a ilha se conectasse globalmente e recebesse visitantes de diversas partes do mundo. A aviação tornou-se o alicerce do setor turístico, que é a principal fonte de receita para a economia de Aruba.

Antes do crescimento do turismo, Aruba experimentou várias fases de desenvolvimento econômico. Inicialmente, a exportação de aloe vera desempenhou um papel relevante devido às suas propriedades medicinais e cosméticas. Posteriormente, a descoberta de ouro trouxe prosperidade, mas logo foi substituída pela indústria do petróleo, que se tornou uma base econômica até a virada do século.

Com a visão de diversificar a economia e construir um futuro sólido, Aruba decidiu concentrar-se no turismo e na aviação. A construção e expansão do Aeroporto Internacional Rainha Beatrix possibilitaram receber turistas em larga escala. As praias de areia branca, águas cristalinas, clima ameno e a segurança de estar fora da rota de furacões, juntamente com uma infraestrutura turística de alta qualidade, atraíram rapidamente viajantes em busca de lazer e experiências únicas.

“Por meio da aviação, trouxemos o mundo até nós. A conexão com diferentes culturas e nacionalidades nos tornou uma sociedade multicultural. Estamos orgulhosos de receber 2,5 milhões de visitantes anualmente por meio de 22 companhias aéreas, para que conheçam o nosso lar”, comenta Jordan Schlipken, diretor da ATA para a América Latina. “Atualmente, oferecemos uma ampla variedade de voos e estamos entusiasmados em celebrar a expansão da oferta de voos entre o Brasil e Aruba. Atualmente, há 117 voos semanais partindo de cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte e Manaus, operados pela Copa Airlines e Avianca. Além disso, está previsto o início das operações da LATAM Airlines a partir de 2 de dezembro, conectando os brasileiros à Ilha mais Feliz do Caribe via Lima”, finaliza Jordan.

Para comemorar esse centenário, a ilha contratou o artista local Gilbert Senchi para criar uma obra de arte que serviria como um monumento comemorativo. A instalação, que levou seis meses para ser concluída, consiste em uma escultura de bronze e aço de 10 metros de altura e 4.000 quilos. A obra representa as 10 décadas de história da aviação em Aruba, a estrutura de aço em forma de cauda de avião simboliza o futuro da aviação, e a réplica em bronze do Curtiss-H16 no topo presta homenagem ao primeiro pouso.

A inauguração contou com a presença de executivos, patrocinadores e convidados especiais no Parque Linear próximo ao local do primeiro pouso oficial. Participaram do evento Joost Meijs, CEO da Aruba Airport Authority (AAA), Ministro dos Transportes Ursell Arends, Anthony Kirchner, vice-diretor do Departamento de Aviação Civil de Aruba (DCA), e outros membros do governo e patrocinadores da obra de arte.