A B&B HOTELS, uma das principais redes hoteleiras da Europa, inaugurou seu primeiro hotel totalmente sustentável na cidade de Guimarães, em Portugal, marcando a 700ª unidade da rede. Este hotel inovador utiliza uma combinação de madeira e concreto em sua construção, representando o primeiro exemplo de construção híbrida na Península Ibérica. A escolha desses materiais resultou em uma redução de mais de 60% na pegada de carbono da construção, além de ter consumido apenas um terço do concreto de uma obra convencional. O processo de construção empregou o sistema CREE Building, que utiliza estruturas pré-fabricadas e padronizadas, agilizando a montagem e otimizando recursos.

Lucía Méndez-Bonito, CEO da B&B HOTELS Spain & Portugal, explicou: “Ao construir o B&B HOTEL Guimarães, trabalhamos em estreita colaboração com nossos parceiros para avaliar e minimizar o impacto ambiental. Nosso objetivo era adotar uma abordagem econômica sustentável, priorizando materiais reutilizáveis.”

Essa nova unidade está alinhada com as iniciativas de sustentabilidade do Grupo. A B&B HOTELS é conhecida por ter uma das pegadas de carbono mais baixas do mercado, emitindo apenas 2,11 CO2 por quarto a cada diária. Além disso, todos os hotéis da rede na Europa se comprometeram a eliminar o uso de plástico de uso único até o final de 2023. No Brasil, essa política será implementada até o final do primeiro semestre do próximo ano.

A CEO da rede no Brasil, Flávia Lorenzetti, comentou: “A sustentabilidade está no centro das iniciativas da B&B HOTELS, que acredita que é possível construir uma sociedade mais consciente de seu papel para as futuras gerações.”

No que diz respeito à expansão, a B&B HOTELS tem seguido uma estratégia de crescimento na região. Após a abertura do primeiro hotel em Portugal em 2018, a rede agora conta com 11 hotéis em Portugal e um total de 57 na Península Ibérica.

Além disso, o primeiro semestre de 2023 marcou a entrada da B&B HOTELS em novos mercados internacionais, incluindo Estados Unidos, Reino Unido e Dinamarca. A expansão nos Estados Unidos é particularmente ambiciosa, com planos de abrir 400 estabelecimentos no país nos próximos 10 anos. Quanto ao Reino Unido, a meta é chegar a 100 hotéis até 2035. Na França, país sede da B&B HOTELS, a rede está prestes a ultrapassar a marca de 400 hotéis.

Fabrice Collet, Presidente e CEO da B&B HOTELS, expressou a ambição da empresa: “Nosso objetivo é nos tornarmos líderes em estadias sustentáveis e acessíveis. Para isso, implementamos ações concretas para melhorar a sustentabilidade de nossos negócios, ao mesmo tempo em que aumentamos a atratividade dos locais onde operamos.”