Os visitantes que escolherem o Maranhão como destino turístico serão brindados com um novo roteiro encantador para explorar. Recentemente, os 15 municípios que constituem os polos turísticos de São Luís e Floresta dos Guarás uniram forças e formalizaram uma parceria por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica. Esse acordo histórico possibilitará a criação de uma rota de turismo inovadora, abrangendo os atrativos das cidades pertencentes a esses dois destinos singulares.

A cerimônia de assinatura do documento ocorreu na sede da Prefeitura de São Luís, com a presença do prefeito Eduardo Braide e dos representantes dos municípios envolvidos. Os integrantes do Polo São Luís incluem a capital do estado, além de Alcântara, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Já os municípios de Bequimão, Cedral, Guimarães, Central do Maranhão, Porto Rico, Mirinzal, Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-Açu formam o Polo Floresta dos Guarás.

O prefeito Eduardo Braide expressou a importância desse passo significativo: “Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica damos um passo importante para expandir o turismo tanto no polo São Luís, quanto na Floresta dos Guarás. São 15 municípios do Maranhão elaborando um novo roteiro turístico que vai contemplar uma área importante do nosso Estado. Com isso, o turista que vier para São Luís terá oportunidade de explorar os outros municípios, fortalecendo esta cadeia tão importante para a economia do Maranhão, que é o turismo.”

Esse acordo não envolve apenas as prefeituras, mas também empresas privadas que estão entusiasmadas em contribuir para o sucesso dessa iniciativa. Empresas como a Gekos Turismo, Delta Lençóis Kite Trip e a Associação de Vela e Esportes Náuticos do Maranhão também fazem parte dessa colaboração.

Adriano de Araújo Brito, diretor da Gekos Turismo, destacou a importância da parceria entre o setor público e privado: “A parceria da iniciativa privada com o setor público é uma forma de incentivar o turismo em uma região que precisa ser descoberta pelo país e pelo mundo. Com este documento, saímos na frente e vamos avançar com compromisso e empenho para que este projeto dê certo, gerando emprego e renda.”

A partir da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, os 15 municípios e as entidades privadas têm um ano para desenvolver e implementar o novo roteiro turístico. O plano de trabalho inclui ações como capacitação, criação de um vídeo promocional, famtours (tours para agentes de viagens), press trips (viagens para jornalistas especializados), flyers promocionais, entre outras atividades que contribuirão para solidificar o novo roteiro.

Saulo Santos, secretário municipal de Turismo de São Luís, enfatizou a cooperação entre os polos São Luís e Floresta dos Guarás: “Os polos São Luís e Floresta dos Guarás vão trabalhar juntos para potencializar o turismo nestes destinos. O prefeito Eduardo Braide acredita no trabalho voltado para o turismo e delibera para que a Setur se integre a outros municípios e consiga alavancar o turismo em nosso estado. Com o Termo de Cooperação Técnica vamos trabalhar de forma conjunta para fazer uma rota elaborando, formatando e estruturando os 15 municípios para receber bem o turista.”

Antonio Marcos Gomes, secretário municipal de Turismo de Guimarães e presidente da Instância de Governança do Polo Floresta dos Guarás, realçou a importância desse acordo para estreitar os laços entre os municípios: “Os nossos municípios têm uma ligação histórica e cultural e este acordo formaliza esta relação de irmandade entre os polos, já que existe uma circulação muito grande de pessoas entre as regiões. Para nós, esta troca vai nos enriquecer, porque São Luís está bem avançada no que se refere ao turismo e só temos a ganhar com esta iniciativa.”

O novo roteiro turístico será uma oportunidade única para os visitantes que escolherem o Maranhão como destino. Ele englobará os encantos dos polos São Luís e Floresta dos Guarás, oferecendo uma experiência completa e diversificada. A imersão começa em São Luís, onde o turista poderá explorar a história da capital através de seus casarões tombados como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, passeios por praias, museus e a rica gastronomia local.

A partir de São Luís, os visitantes poderão estender sua viagem para outras cidades, como Raposa, conhecida por suas belezas naturais e rendas de bilro; São José de Ribamar, importante cidade santuário; Paço do Lumiar e Alcântara, esta última rica em patrimônio histórico e cercada por praias e ilhas desertas.

O Polo da Floresta dos Guarás, por sua vez, está localizado na região amazônica do Maranhão e oferece um cenário repleto de belezas naturais, incluindo baías, estuários, praias desertas e ilhas. A diversidade de fauna é um destaque, com diversas espécies de aves.

Entre os atrativos do Polo Floresta dos Guarás estão a Ilha dos Lençóis, famosa pela lenda do Touro Encantado, e as praias de Caçacueira, São Lucas e Mangunça. A rica vida marinha, incluindo aves como guarás, garças, colhereiros e marrecos, também é um ponto de interesse.

A expectativa é que esse novo roteiro turístico, resultado da cooperação entre os polos São Luís e Floresta dos Guarás, esteja totalmente consolidado até 2024. Com a união de esforços entre o público e o privado, a região espera aproveitar o potencial turístico, gerando emprego, renda e promovendo a descoberta desses destinos tão ricos.