De acordo com um relatório compilado pela IWG, uma líder global em espaços de trabalho flexíveis como coworkings e escritórios, 88% dos trabalhadores que adotam o formato híbrido atuaram remotamente de locais distantes de suas sedes em 2022. Além disso, 57% estenderam suas férias ao trabalharem diretamente dos destinos para os quais viajavam. Com base em sua rede de mais de 3.500 escritórios flexíveis em mais de 120 países, a IWG, uma das maiores operadoras de coworking do mundo, realizou uma comparação entre cidades que oferecem espaços de trabalho flexíveis. Eles avaliaram critérios como clima, cultura, acomodação, transporte, gastronomia, felicidade, velocidade da internet e disponibilidade de espaços de trabalho flexíveis, atribuindo uma pontuação de um a dez para determinar as melhores cidades para “workations”.

O termo “workation”, que se popularizou com a ascensão do trabalho híbrido, refere-se à combinação de trabalho e viagem, permitindo que os profissionais desfrutem dos benefícios do formato híbrido sem a necessidade de tirar férias. A pesquisa da IWG destacou a crescente popularidade das “workations” entre os trabalhadores de escritório. Cerca de 67% dos entrevistados acreditam que podem executar suas funções enquanto viajam, e 71% considerariam mudar de emprego apenas se a flexibilidade de trabalho remoto fosse oferecida.

A pesquisa também revelou os principais benefícios mencionados pelos entrevistados: 76% apontaram o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, 52% mencionaram a possibilidade de passar mais tempo com amigos e familiares, 47% destacaram a economia de dinheiro ao viajar em períodos de menor movimento e 30% valorizaram a oportunidade de ter férias mais longas. Essas vantagens foram identificadas como fatores chave para aproveitar “workations” nas seguintes cidades.

As 10 principais cidades para “workations” incluem o Rio de Janeiro, que se destacou em categorias como acomodação, custos de transporte e gastronomia, alcançando a sexta posição. A cidade oferece uma variedade de opções gastronômicas, uma paisagem deslumbrante e um sistema de transporte diversificado.

Barcelona lidera o ranking devido ao seu cenário cultural, arquitetura e abundante exposição solar. A cidade se tornou um centro atrativo para nômades digitais em busca de equilíbrio entre trabalho e lazer. Toronto também se destaca, oferecendo mais de oito mil restaurantes, bairros vibrantes e cafés com espaços flexíveis de trabalho. Pequim, por sua vez, combina a China tradicional com a moderna, sendo uma opção atrativa para os nômades digitais em busca de história e cultura.

Mark Dixon, fundador e CEO da IWG, destacou que o trabalho híbrido permite que as pessoas trabalhem onde são mais produtivas. Com a tecnologia em nuvem, essa flexibilidade pode ser explorada em qualquer lugar do mundo, desde que haja uma conexão de internet confiável. Ele prevê que essa tendência de combinar trabalho e viagens continuará a acelerar, com mais empresas adotando políticas de trabalho flexível para melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos funcionários.