A 5ª edição da “Pesquisa Global de Viagens de Negócios”, da SAP Concur, mostrou que a maioria dos viajantes de negócios brasileiros querem pegar a estrada nos próximos 12 meses. De acordo com o levantamento, 86% estão muito dispostos a viajar (em comparação com 67% globalmente), um aumento de 11 pontos percentuais em relação aos 75% do ano passado. Contudo, 54% não estão satisfeitos com a frequência de suas viagens, com 28% viajando mais do que gostariam, um aumento de 15 pontos sobre os 13% de 2022.

Os dados nacionais mostram que 95% dos entrevistados recusariam uma viagem de negócios por algum motivo, como segurança ou preocupações sociais, sobre viajar para certas partes do mundo (51%) e preocupações com a saúde ao viajar para um destino (41%) sendo os motivos mais comuns. Além disso, 38% recusariam uma viagem de negócios que não tivesse flexibilidade para fazer ajustes fora da política da empresa.

De acordo com a pesquisa, 57% dos brasileiros que viajam a negócios tem saúde e segurança como seus maiores receios e 60% deles mudaram sua hospedagem durante a viagem nos últimos 12 meses por não se sentirem seguros de alguma forma. 26% disseram ter sentido medo durante uma viagem de negócios, especificamente (37%) devido a conflitos locais ou internacionais atuais.

Mais de um quarto (27%) citam a inflação como uma das maiores ameaças às viagens de negócios hoje. Segundo os dados, 83% das pessoas já foram afetadas pela incerteza econômica, incluindo reduções nos orçamentos de viagens (54%) e viagens noturnas, sendo esta última exigindo mais retornos no mesmo dia (37%). Um dado relevante da pesquisa foi que os viajantes pretendem reduzir seu impacto ambiental combinando viagens próximas em uma mais longa (32%) e priorizando viagens com distâncias mais curtas (31%). Na verdade, quase 1 em cada 5 (18%) recusaria uma viagem pelo impacto ambiental das viagens.

“A pesquisa mostra que tanto no Brasil como no mundo as pessoas estão com mais vontade e disponibilidade de viajar a negócios, o que é um bom sinal para este setor, que movimenta vários outros aspectos da economia, como transporte, hotelaria e alimentação, por exemplo. Percebemos também que os viajantes estão mais conscientes e desejam viajar com tranquilidade e responsabilidade socioambiental”, afirma Denis Tassitano, vice-presidente de SAP Concur América Latina e Caribe.

Para 97%, o futuro de suas carreiras depende de viagens de negócios bem-sucedidas no próximo ano, incluindo estabelecer relacionamentos com novos clientes (47%), manter relacionamentos fortes com clientes existentes (46%) e acompanhar as últimas tendências, tecnologias e avanços (45%).

Quase 3 em cada 4 viajantes brasileiros não tiveram oportunidades iguais para viagens de negócios (70%), especialmente devido a seu gênero (38%), em comparação com 17% globalmente, o mais alto de todos os mercados pesquisados, onde vivem atualmente (16%), ou com que frequência vão ao escritório (16%).

A pesquisa global de viajantes de negócios da SAP Concur foi realizada pela Wakefield Research entre 7 e 28 de abril de 2023, entre 3.850 viajantes de negócios em 25 mercados: EUA, Canadá, Brasil, México, América Latina (Colômbia, Chile, Peru e Argentina), Reino Unido, França, Alemanha, região da Austrália e Nova Zelândia, região de Cingapura e Malásia, China, Hong Kong, Taiwan, Japão, Índia, Coreia, Itália, Espanha, Dubai, Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), África do Sul, Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia.

A pesquisa completa com os dados do Brasil pode ser acessada no link.