A cidade de Santa Cruz Cabrália, localizada no sul da Bahia, está promovendo o Festival Temperos de Cabrália. Com grande influência indígena pataxó e tradição de antigas famílias de pescadores, o evento mostra que a tradição influencia até nos modos de preparo de suas comidas. O festival, que iniciou na última quinta-feira (7), segue até o próximo sábado (17) em 27 estabelecimentos nos destinos turísticos de Cabrália – Sede, Coroa Vermelha, Santo André, Santo Antônio e Guaiú.

Com receitas de frutos do mar guardadas a sete chaves, o festival reúne peixes, polvos, camarões, lulas, lagostas e vôngole, além da utilização do dendê e frutas como cupuaçu, jenipapo, biribiri e abacaxi como alguns dos destaques.

Segundo Paulo Cesar Magalhães, secretário municipal de Turismo, Cabrália está buscando sua consolidação no mercado turístico nacional e o festival gastronômico reforça o trabalho iniciado a partir do Direcionamento Estratégico do Turismo, com a visão de futuro. O objetivo é proporcionar experiências marcantes através da preservação da cultura, história e atrativos naturais em diversas ações de fortalecimento do destino.

“Pensando nisso, o evento já contou logo nos seus primeiros três dias com uma ação inédita para a cidade: chefs renomados cozinhando em praça pública para uma plateia de adultos e crianças, além da presença de diversas empresas participantes em uma mostra gastronômica com a comercialização de seus pratos, apresentações culturais e musicais valorizando artísticas locais”, pontuou Paulo.

O Festival Temperos de Cabrália contará ainda com a realização de três festins, jantares com menu completo, que serão realizados no Recanto do Sossego, em Coroa Vermelha, no Grão Cozinha Artesanal e Pier João de Tiba, além de uma mostra criativa e cultural no Flor de Tangerina, ambos na Vila de Santo André.