Dois meses após a entrega do Explora I, que ocorreu em Monfalcone, no mês de julho, a estruturação da frota da Explora Journeys, a marca de estilo de vida de luxo do Grupo MSC, segue progredindo. Na última quarta-feira (6), a marca comemorou dois marcos marítimos durante um evento duplo no estaleiro Fincantieri, em Sestri Ponente, perto de Gênova, na Itália.

Durante a cerimônia, a marca celebrou o teste de flutuação do Explora II e o corte do aço do Explora III, o segundo e o terceiro navio de um total de quatro encomendados pela Explora Journeys.

“O evento duplo de hoje marca outro grande passo em nossa missão de redefinir as viagens marítimas para os mais exigentes viajantes de luxo da atualidade. Após o lançamento bem-sucedido do Explora I e o retorno incrivelmente positivo dos primeiros hóspedes, consultores de viagens e da imprensa, que tiveram a chance de conhecer o Ocean State of Mind, a história continua, e estamos mais do que entusiasmados em testemunhar os próximos marcos importantes do Explora II e do nosso primeiro navio movido a GNL, o Explora III”, celebrou Michael Ungerer, CEO da Explora Journeys.

A construção do Explora II, que pesa 63.900 toneladas brutas, teve início em outubro de 2021, no estaleiro Fincantieri, em Castellammare di Stabia, Nápoles, na Itália, e sua quilha foi instalada em maio de 2022. O segundo navio da frota entrará em serviço em 2024, passando sua primeira temporada no Mediterrâneo, descobrindo os locais mais impressionantes do Mare Nostrum, incluindo destinos italianos como Portofino, Argentario, Roma, Sorrento, Palermo, Siracusa, Trapani, Lipari, Cagliari, Alghero e a Costa Esmeralda.

O teste de flutuação é um evento marítimo tradicional que representa um momento significativo na construção de um novo navio, pois é a primeira vez que a embarcação toca a água. Após esse evento, o navio entra na fase final da construção, para concluir o interior do navio, assim como as instalações e decoração.

A cerimônia contou com a presença das principais autoridades da Ligúria e de Gênova, incluindo o presidente da região da Ligúria, Giovanni Toti, e o prefeito de Gênova, Marco Bucci. Representando a armadora, Michael Ungerer, CEO da Explora Journeys, e Leonardo Massa, diretor geral da Explora Journeys & MSC Cruzeiros para a Itália, participaram do evento. A empresa Fincantieri, de construção naval, fez as honras com o CEO e gerente geral, Pierroberto Folgiero, e o gerente geral da divisão de Navios Mercantes, Luigi Matarazzo.

Já com a tradicional cerimônia do corte de aço, a empresa marcou a comemoração da construção do Explora III, que entrará em serviço em 2026, e será o primeiro da frota movido a Gás Natural Liquefeito (GNL) – o combustível marítimo mais limpo disponível em escala, desempenhando um papel fundamental para a descarbonização do transporte marítimo internacional.

O GNL pode eliminar quase completamente as emissões, como óxidos de enxofre (99%) e óxidos de nitrogênio (85%), além de desempenhar um papel fundamental na mitigação das mudanças climáticas, pois pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 20% e possibilitará um caminho para o uso de outros combustíveis não fósseis sustentáveis, como formas biológicas e sintéticas de GNL.

Todas os navios da Explora Journeys serão equipados com as mais recentes tecnologias ambientais e marítimas, incluindo a tecnologia de redução catalítica seletiva, conectividade de energia proveniente de terra, sistemas de gerenciamento de ruído subaquático para ajudar a proteger a vida marinha e uma ampla gama de equipamentos de eficiência energética a bordo para otimizar o uso do motor e reduzir ainda mais as emissões. Em janeiro de 2024, será iniciada a construção do Explora IV, também movido à GNL, que será concluída no início de 2027.