A LATAM experimentou um aumento de 9,7% no número de passageiros domésticos no Brasil em agosto deste ano em comparação com o mesmo período de 2022, atingindo um total de 3 milhões de passageiros, em comparação com 2,7 milhões em agosto do ano anterior, de acordo com os dados operacionais mais recentes da empresa. Essa melhoria na eficiência e competitividade da LATAM após a pandemia da Covid-19 tem permitido um crescimento sustentável. Desde 2021, a LATAM inaugurou 11 novos destinos no Brasil.
Aline Mafra, Diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, afirmou: “Os resultados refletem os esforços e investimentos da LATAM para tornar possível que cada vez mais brasileiros possam voar. Somos uma empresa aérea muito mais competitiva nos dias de hoje, o que se traduz em investimentos sustentáveis onde há demanda potencial.” Em agosto deste ano, a LATAM registrou um crescimento de 4% na demanda doméstica de passageiros no Brasil, medida em RPK¹, e um aumento de 1,7% na oferta de assentos domésticos, medida em ASK², em comparação com agosto de 2022.
LATAM MAIS EFICIENTE: MAIS CONECTIVIDADE NO BRASIL E NO MUNDO
A LATAM tem investido desde 2021 para ampliar sua conectividade de forma sustentável e agora opera voos para um recorde de 55 destinos no Brasil. Desde 2021, a LATAM inaugurou pelo menos 11 novos destinos regionais no país, incluindo Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Além disso, a empresa ampliou seu acordo de codeshare com a Voepass este ano, oferecendo passagens aéreas para pelo menos outros 16 destinos regionais no Brasil em latam.com.
No mercado internacional, a LATAM é a empresa aérea que mais conecta o Brasil com o mundo, oferecendo voos para 90 destinos diretos e indiretos no exterior. Em 2023, a LATAM já inaugurou rotas como Brasília-Lima, Porto Alegre-Santiago, Guarulhos-Los Angeles, Santiago-Melbourne, Lima-Caracas e Guarulhos-Joanesburgo. A empresa agora está se preparando para lançar voos de Belo Horizonte para Santiago, Florianópolis para Santiago, Lima para Aruba, Lima para Havana e Lima para Atlanta.
Como resultado, a LATAM lidera o setor aéreo doméstico e internacional brasileiro desde 2021, de acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A empresa transporta anualmente uma média de 30 milhões de passageiros no mercado doméstico e 3 milhões no internacional no Brasil. São aproximadamente 700 voos por dia no Brasil, incluindo 650 voos domésticos e 50 internacionais.
CRESCIMENTO DO GRUPO LATAM EM AGOSTO
Em agosto de 2023, a demanda de passageiros (medida em RPK¹) de todo o grupo LATAM cresceu 18,6% em relação ao mesmo mês de 2022. No mesmo período, a empresa aumentou em 16% a oferta de assentos (medida em ASK²). Quanto à operação de carga, a empresa ampliou sua capacidade em 9,3% (medida em ATK³) em relação a agosto de 2022. Veja os resultados completos abaixo:
¹ RPK é a sigla em inglês para Revenue Passenger Kilometers (quilômetros de passageiros pagantes).
² ASK é a sigla em inglês para Available Seat Kilometers (quilômetros de assentos disponíveis).
³ ATK é a sigla em inglês para Available Ton Kilometers (quilômetros de toneladas disponíveis).
Agenda