Após a viagem inaugural do MSC Euribia, com emissões líquidas zero de GEE, de Saint Nazaire, na França, para Copenhague, na Dinamarca, entre 3 e 8 de junho deste ano – incluindo um dia em Amesterdã, a MSC Cruzeiros pôde compartilhar os principais dados e percepções coletadas na viagem. Durante o cruzeiro de quatro dias, o MSC Euribia teve um desempenho 11% melhor do que o seu gêmeo digital – um navio virtual que reproduz o fluxo e a utilização de energia ideais a bordo – alcançando uma economia global de 43 toneladas de combustível.

Perfis de velocidade, rotas, trim e configuração de motor, além da otimização rigorosa do consumo de energia relacionada às atividades de hospitalidade, incluindo HVAC, cozinhas e iluminação, garantiram que o MSC Euribia nunca precisasse usar mais de dois dos seus quatro motores disponíveis durante a viagem. Além disso, todo o calor necessário para as cozinhas, sistemas de aquecimento e água quente a bordo foi recuperado dos motores do navio, o que significa que não houve necessidade de utilizar as caldeiras durante todo o cruzeiro.

Alcançar o desempenho de emissões líquidas zero foi possível graças ao uso de bio-GNL como combustível. O MSC Euribia utilizou bio-GNL beneficiando-se de um sistema de balanço de massa, o método mais econômico e ambientalmente eficiente de fornecer os benefícios do GNL renovável, reconhecido pela Diretiva de Energias Renováveis da União Europeia (RED II). Cada lote de bio-GNL produzido foi certificado pela International Sustainability & Carbon Certification (ISCC).

A conclusão bem-sucedida desta viagem envia um sinal claro de que as operações marítimas com emissões líquidas zero de GEE são possíveis de serem alcançadas atualmente se houverem combustíveis alternativos disponíveis. Os dados e as informações coletados durante a viagem serão utilizados para otimizar os navios existentes na frota, reduzindo ainda mais a intensidade das emissões em toda a frota da MSC Cruzeiros.

“Estamos extremamente orgulhosos desta conquista, que prova que cruzeiros com emissões líquidas zero são possíveis hoje. Nossos engenheiros a bordo e nossa tripulação, liderada pelo Capitão Battinelli, fizeram um trabalho fantástico otimizando a operação do navio”, comenta Michele Francioni, vice-presidente Sênior de Otimização da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC.

“O MSC Euribia possui realmente o design de navio de cruzeiro mais eficiente em termos energéticos até o momento, mas precisamos de uma maior disponibilidade de combustíveis renováveis para que a indústria marítima em geral repita este feito de forma consistente. Com o apoio dos governos e das instituições internacionais para incentivar a aceleração dos avanços tecnológicos e a disponibilidade de combustíveis renováveis, a indústria pode alcançar emissões líquidas zero até 2050”, complementa a executiva.

A recente assinatura de uma Carta de Intenções (“LOI”) entre a MSC Cruzeiros e a Gasum, fornecedora de combustível, proporcionará à Companhia o acesso ao gás sintético liquefeito, também conhecido como e-GNL, um combustível renovável produzido a partir de hidrogênio, criado por hidrólise, com energia renovável e carbono capturado.

“A parceria com a Gasum nos permitirá acessar novos combustíveis e mais limpos, necessários para dar um passo significativo em direção a cruzeiros com emissões líquidas zero”, reforça Linden Coppell, vice-presidente de Sustentabilidade e ESG da MSC Cruzeiros.

“Precisamos de mais fornecedores como a Gasum para avançar e apoiar a nossa indústria. Estamos prontos e esperando para comprar mais desses novos combustíveis. Nesse meio tempo, continuaremos aprendendo com os dados da viagem de emissões líquidas zero de GEE do MSC Euribia e utilizando estas descobertas como referência para a entrega do nosso próximo navio movido a GNL”, conclui o executivo.